Sociologia (3º ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Sociologia (3º ano)

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Política, Estado e relações de poder. Direitos e cidadania. Estado brasileiro, Sistema partidário e democracia. Movimentos sociais e participação política. Poder regional e local.

PROGRAMA

Objetivos

  • Compreender a política como uma rede de interesses e de acordos estabelecidos pelos seres humanos, em um processo de tomadas de decisões que giram, em torno de valores sociais e de relações de poder.

  • Valorizar o exercício da cidadania – direitos deveres e participação – e da democracia.

  • Compreender os conceitos de Estado e de regime político considerando o sistema partidário brasileiro.

  • Identificar fatores que levam a mudança, considerando os movimentos sociais e seu poder de intervenção nas estruturas sociais.

  • Identificar a presença da política no cotidiano dos indivíduos, grupos e instituições.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Política, relações de poder e cidadania 1.1 O que é política 1.2 Legitimidade do poder 1.3 A importância da participação política 1.4 Direitos e cidadania

  2. Política e Estado 2.1 As diferentes formas do Estado 2.2 O Estado brasileiro e os regimes políticos. 2.3 Sistema partidário, representatividade e a democracia

  3. Política e movimentos sociais 3.1 Movimentos sociais 3.2 Movimentos sociais no Brasil 3.3 Mudança social e permanências 3.4 Formas de participação

  4. Política e cotidiano 4.1. As relações de poder no cotidiano 4.2 Políticas de juventude no Brasil 4.3 Política e poder regional e local

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.

  • O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi.

Recursos Didáticos

  • Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, Datashow.

Avaliação

O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva, como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados; confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas.