Sociologia (2º ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Sociologia (2º ano)
Carga-Horária: 30h (40h/a)
EMENTA¶
Cultura, diversidade e ideologia. Indústria cultural e alienação. Consumo. Cultura brasileira. Manifestações
culturais e cultura regional e local.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
* Compreender o conceito de cultura, suas características ideológicas e os valores culturais.
* Construir uma visão crítica a respeito da indústria cultural, do papel e poder dos meios de comunicação.
* Analisar as estratégias do atual sistema econômico que estimulam atitudes de consumo e sua relação com o
meio ambiente.
* Relacionar as manifestações culturais com seu grupo de origem.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
1. Cultura, diversidade e ideologia
1.1 Conceito de cultura
1.2 Ideologia: origens e perspectivas
1.3 Identidade
1.4 Diversidade cultural
1.5 Etnocentrismo e relativismo
2 Cultura, indústria cultural e alienação. 2.1 Cultura erudita, cultura popular e cultura de massa. 2.2 Juventude e movimentos culturais 2.3 Indústria cultural, alienação e mídia.
3. Consumo e meio ambiente
3.1 Relações entre consumo e meio ambiente
3.2 Consumo consciente e cidadania
3.3 Ecossocialismo
4 Cultura brasileira e cotidiano
4.2 Manifestações culturais brasileiras: indígena e afro-brasileira
4.3 Cultura Regional
4.4 Manifestações culturais locais
Procedimentos Metodológicos¶
* Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e
divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e
debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes
virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.
* O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também
Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a
realidade de cada curso e Campi.
Recursos Didáticos¶
* Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on-
line), computadores, internet, Datashow.
Avaliação¶
O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva,
como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações
escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados;
confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas.