Sociologia (2º ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Sociologia (2º ano)

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Cultura, diversidade e ideologia. Indústria cultural e alienação. Consumo. Cultura brasileira. Manifestações
culturais e cultura regional e local.

PROGRAMA

Objetivos

*    Compreender o conceito de cultura, suas características ideológicas e os valores culturais.
*    Construir uma visão crítica a respeito da indústria cultural, do papel e poder dos meios de comunicação.
*    Analisar as estratégias do atual sistema econômico que estimulam atitudes de consumo e sua relação com o
     meio ambiente.
*    Relacionar as manifestações culturais com seu grupo de origem.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

1.   Cultura, diversidade e ideologia
     1.1 Conceito de cultura
     1.2 Ideologia: origens e perspectivas
     1.3 Identidade
     1.4 Diversidade cultural
     1.5 Etnocentrismo e relativismo

2 Cultura, indústria cultural e alienação. 2.1 Cultura erudita, cultura popular e cultura de massa. 2.2 Juventude e movimentos culturais 2.3 Indústria cultural, alienação e mídia.

3.   Consumo e meio ambiente
     3.1 Relações entre consumo e meio ambiente
     3.2 Consumo consciente e cidadania
     3.3 Ecossocialismo

4    Cultura brasileira e cotidiano
     4.2 Manifestações culturais brasileiras: indígena e afro-brasileira
     4.3 Cultura Regional
     4.4 Manifestações culturais locais

Procedimentos Metodológicos

*    Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e
     divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e
     debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes
     virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.
*    O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também
     Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a
     realidade de cada curso e Campi.

Recursos Didáticos

*    Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on-
     line), computadores, internet, Datashow.

Avaliação

O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva,
como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações
escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados;
confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas.

Bibliografia Básica