História III¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: História III
Carga-Horária: 60h (80h/a)
EMENTA¶
Significados histórico-geográficos das relações de poder entre os Estados, as nações e os grupos sociais. Relação entre as estratégias de comunicação e as manifestações do poder econômico e político nas sociedades contemporâneas. Identidades, manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes etnias e contextos sociais.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Analisar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre os Estados, as nações e os grupos sociais.
Problematizar a relação entre as estratégias de comunicação e as manifestações do poder econômico e político nas sociedades contemporâneas.
Compreender as identidades, manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes etnias e contextos sociais.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
EIXO TEMÁTICO: DIVERSIDADE CULTURAL, IDEOLOGIA, AÇÃO DO ESTADO E GLOBALIZAÇÃO I Tema: Nacionalismo, geopolítica e confrontos ideológicos. 1. Subtema – Estado, política e ideologia. o O pensamento liberal como crítica ao Antigo Regime. o Socialismo, Anarquismo e a formação da classe operária. o Crise do liberalismo, totalitarismo e os conflitos mundiais. o A ordem mundial do pós-guerra. II Tema: Controle do Estado, Comunicação e Poder 2. Subtema – Política, propaganda, repressão e censura o Expressões do autoritarismo no Brasil. o A utilização da mídia na conquista de corações e mentes. o É proibido proibir: expressões de inovação e resistência. 3. Subtema – Política e economia o As bases da economia brasileira. o A Nova República e a reorganização do Estado brasileiro. o O colapso do socialismo real e a queda do muro de Berlim. o Globalizações: economias em rede. III Tema: Etnias, identidade, alteridade e conflitos sociais. 4. Subtema - Cultura material e imaterial: patrimônio e diversidade cultural. o Mama África: cultura africana e suas contribuições na formação da sociedade brasileira. o Negros da terra: história dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira. o Migrações e choques culturais: da queda do Império Romano à expansão mercantil europeia. o Entre a civilização e a barbárie: raízes étnicas e culturais dos conflitos contemporâneos.
Procedimentos Metodológicos¶
Os conteúdos que compõem o Eixo Temático Diversidade cultural, ideologia, ação do estado e globalização serão abordados por meio de problematizações. A organização dos conteúdos por temas e subtemas possibilitará o domínio de linguagens, a compreensão e a interpretação de fatos históricos, a solução de problemas e a construção de argumentação. Para tanto, serão empregados métodos e técnicas variados tais como: aulas expositivas, dinâmicas de grupo, análise de fontes e documentos históricos, pesquisas bibliográficas, pesquisas na Internet, práticas de estudo do meio e seminários.
Recursos Didáticos¶
Parte desses métodos e técnicas são possíveis de serem realizados por meio de recursos convencionais de exposição didática, pesquisa e reflexões articuladas ao uso de tecnologias simples, como quadro, uso de mapas, fichas de registros, recortes de revistas, jornais, fotografias etc. A outra parte depende de tecnologias mais sofisticadas, como DVD player, data-show, computador, softwares e internet.