Língua Portuguesa e Literatura (1º ano)¶
ANEXO I – PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESTRUTURANTE
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura (1º ano)
Carga-Horária: 90h (120 h/a)
EMENTA¶
Textualidade e discurso; cena enunciativa, intencionalidade discursiva; sequências textuais; coesão e coerência. Gêneros textuais; variação linguística; aspectos descritivos e normativos de Língua Portuguesa; estudos literários.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Quanto à gramática:
Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro (ou norma) padrão escrito (a).
Quanto à leitura de textos:
Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante;
Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado;
Descrever a progressão discursiva;
Apropriar-se dos elementos coesivos e de suas diversas configurações;
Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.
Quanto à produção de textos escritos:
Ler e produzir textos diversos, enfocando as sequências representativas dos gêneros estudados.
Quanto ao estudo de literatura:
Estudo dos gêneros literários, correlacionando-os à cultura e à história. Considerar os aspectos temáticos, composicionais e estilísticos.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Sistema enunciativo-pragmático do discurso 1.2 Cena de produção de texto; 1.3 Intenção comunicativa; 1.4 Conhecimentos necessários à leitura e produção de textos (enciclopédico, linguístico e interacionista). 1.5 Intencionalidade discursiva; 1.6 Gêneros do discurso.
Texto 2.1 Concepções de língua, sujeito, texto e sentido; 2.2 Texto e contexto.
Gênero textual 3.1 Conceito: conteúdo temático, estilo e construção composicional; 3.2 Elementos de composição e estratégias discursivas; 3.3 Esferas discursivas.
Parágrafo padrão 4.1 Articuladores textuais; 4.3 Estrutura: tópico frasal/comentário, 4.3 Progressão textual
Técnicas de leitura e produção do texto científico, especificamente o resumo 5.1Resumo 5.1.1 Conceito – técnicas de sumarização e síntese, tipos de resumo: acadêmico, científico, informativo e jornalístico (a sinopse). 5.1.2 Distinção entre resumo e resenha.
Variação linguística, usos, definições concepções da norma padrão 6.1 Conceito 6.2 Tipos e classificação 6.3 Modalidade oral e escrita 6.4 Preconceito linguístico 6.5 Usos e concepções das variantes
Introdução ao estudo do texto literário 7.1 Cotejamento entre “literariedade” e “discurso literário”: 7.2 Texto temático e texto figurativo; 7.3 Configurações do literário;
Coerência textual
8.1 Fatores e níveis; 8.1.1 Paródia e paráfrase; 8.1.2 Intertextualidade.
Informações implícitas 9.1 Pressupostos 9.2 Subentendidos
Coesão textual 10.1 Referencial 10.2 Sequencial
Sequências textuais – e funções da linguagem 11.1 Conceito e apresentação das seis sequências (dialogal, narrativa, descritiva, injuntiva, explicativa e argumentativa) 11.2 Funções: emotiva, conativa, referencial, fática, metalínguística e poética;
Sequência dialogal; 12.1 Macroestrutura e gêneros; (entrevista, debate, texto dramático, diálogos nas narrativas: novelas, contos e crônicas).
Sequência descritiva 13.1 Macroestrutura e gêneros; Estudo da crônica descritiva.
Sequência narrativa 14.1 Macroestrutura e gêneros A narrativa não literária e narrativa literária;
Modos de citar o discurso alheio 15.1 Discurso direto 15.2 Discurso indireto 15.3 Modalização em discurso segundo 15.4 Ilha textual e discurso indireto livre.
Estudo dos gêneros literários: a lenda 16.1 Discurso literário e história 16.2 As modalidades da Lenda 16.2.1A lenda como gênero literário; 16.2.2 Leituras 16.2.3 História; 16.2.4 Aspectos temáticos, composicionais da lenda;
Intersecções com mito e formas simples;
Lendas indígenas.
Estudo dos gêneros literários: a novela 17.1 Discurso literário e história; 17.2 Tipos de novelas; 17.2.1 – Leitura; 17.2.2 – histórico; 17.2.3 – teoria sobre a novela.
Estudo de gêneros literários: a peça de teatro 18.1 Discurso literário e história 18.2 As modalidades do texto de teatro 18.2.1 A peça de teatro 18.2.2 Leituras 18.2.3 História; 18.2.4 Aspectos temáticos, composicionais do texto de teatro.
Estudo de gênero literário: a saga 19.1 Discurso literário e história; 19.2 As modalidades da saga; 19.3 A saga como gênero literário; 19.4 Origens da saga; 19.5 Discurso e História; 19.6 Aspectos temáticos e composicionais da saga; 19.7 Características da saga.
Leitura 20.1 Gêneros sugeridos: Peça teatral, crônica, notícia, seminário, debate, entrevista, tirinha, piada, charge, nota, poema.
Produção Textual Gêneros textuais escritos em que predominem as sequências estudadas; Gêneros textuais orais: o seminário.
Conhecimentos linguísticos 22.1 Variação linguística; 22.2 Descrição e norma da língua padrão (NGB); 22.3 Aspectos descritivos e normativos da língua padrão 22.4 Observação, identificação, reflexão sobre as relações dos nomes e o funcionamento das estruturas linguísticas; 22.5 Morfossintaxe do aspecto verbal.
Procedimentos Metodológicos¶
Aula expositiva dialogada, leituras dirigidas, atividades individuais e/ou em grupo, seminários, debates, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação. Projetos.
Utilização de: textos teóricos impressos produzidos e/ou adaptados pela equipe; exercícios impressos produzidos pela equipe; veículos de comunicação da mídia impressa, tais como jornais e revistas; obras representativas da literatura brasileira, africana e estrangeira; e textos produzidos pelos alunos
Recursos Didáticos¶
Quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV.
Avaliação¶
A avaliação será contínua e processual por meio de atividades orais e escritas, como a produção de textos individuais e/ou em grupo, seminários e apresentações orais em sala, provas escritas, diário de leitura, projeto de pesquisa e pôster acadêmico (iniciação científica).
Bibliografia Básica¶
QUANTO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS/ ESTUDO DA LÍNGUA PADRÃO 1 AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, Instituto Houaiss, 2008. 2 BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. ampl. e atualizada pelo Novo Acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. 3 CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002. [Col. Aprender e ensinar com textos, Coord. Geral Lígia Chiappini, v. 3]. 4 COSTA, Sérgio Roberto da. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 5 DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. de S. (Orgs.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 6 DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. 7 DIONÍSIO, A.; HOFFNAGEL, J.C. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Codes, 2005. 8 MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: