Espanhol

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Espanhol

  • Carga-Horária: 90h (120h/a) 3h/a semanais

EMENTA

Discurso como prática social. Práticas discursivas. Práticas da oralidade, da leitura e da escrita, nos níveis formal e informal. Funções comunicativas e caráter prático de uso dos códigos estrangeiros. A interação com objetivo do ensino/aprendizagem do Espanhol. O discurso entendido como prática social nos seus infinitos gêneros, possibilitando a interação na língua que está estudando. Conhecimentos discursivos, sociolinguísticos, gramaticais e estratégicos para que se tenha condições de compreender e se expressar na língua espanhola. Trabalho com textos escritos, orais e visuais.

PROGRAMA

Objetivos

Conhecer e usar a Língua Espanhola como instrumento de acesso a informações, a outras culturas e grupos sociais, desenvolvendo estruturas básicas de LE necessárias à comunicação no idioma, envolvendo leitura, comunicação oral e escrita; priorizando a compreensão de textos escritos.

  • Valorizar a aquisição de LE e de seus mecanismos como meio de acesso a distintos contextos socioculturais, conhecimentos, informações, tecnologias, outras culturas e diferentes saberes.

  • Relacionar um texto em LE às estruturas linguísticas, sua função e seu uso social, dando destaque a temas culturais de âmbito universal que, ao mesmo tempo, estejam próximos do universo dos alunos.

  • Entender a aquisição de habilidades linguísticas como um dos recursos para o desenvolvimento global do aluno, isto é, considerar que o estudo da estrutura gramatical e a aquisição de vocabulário constituem suportes para a compreensão, não sendo, portanto, o objetivo final da aprendizagem.

  • Compreender a comunicação em língua espanhola como um instrumento relevante para a formação profissional, acadêmica ou pessoal no mundo moderno.

  • Fazer uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis que possam facilitar a aquisição e o uso de novas aprendizagens em LE.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

A - COMPREENSÃO DE TEXTOS. • Compreender textos verbais e não-verbais. • Identificar temas centrais e específicos dos textos. • Inferir a significação de palavras e/ou expressões contextualizadas. • Compreender a coesão e a coerência textuais.

B - ASPECTOS LINGUÍSTICOS. NOÇÕES BÁSICAS. • Identificar aspectos gramaticais em nível funcional e contextualizado por meio de textos diversos, escritos e/ou orais. O ensino das noções básicas da gramática deverá ser contextualizado. As estruturas gramaticais podem ser apresentadas por meio de textos diversos (informativos, literários e de entretenimento), frases, diálogos, dramatizações, leitura, letras de canções, tirinhas… de maneira produtiva em que o próprio aluno deduza e elabore as regras. 1 - Escrita e ortografia. * Alfabeto ou Abecedário (letras e sons): as letras particulares do espanhol: ch/ll/ñ; sons de r/rr/j/ge/gi; variações linguísticas fonéticas: ll/y (yeísmo); s/ce,ci/za,zo,zu (seseo/ceceo). * Signos ortográficos: pontuação; acentuação gráfica; diacríticos; palavras “heterotônicas”. 2 - Grupo nominal, pronomes e partículas. * Artigos: determinado/indeterminado/neutro; regras de eufonia; palavras “heterogenéricas”. * Contrações e combinações. * Preposições. * Demonstrativos. * Indefinidos. * Apócopes. * Substantivos e adjetivos (gênero, número, concordância e outras variações); palavras “heterossemânticas”. * Numerais: ordinais e cardinais; horas, data, dias da semana, estações e meses do ano. * Pronomes pessoais: sujeito; noções de pronome complemento. Tratamento de cortesia: variação linguística (tuteo/voseo; uso de vosotros/ustedes). * Pronomes: relativos, interrogativos e possessivos. * Advérbios. Muy/mucho 3 - Grupo verbal. * Conjugação regular e irregular: Presente e Pretéritos do Indicativo. * Formação do Pretérito Perfecto. Verbo Haber em presente + paticípio * Haber (impessoal); uso diferenciado de tener. * Usos diferenciados de Ser e Estar. * Verbos Doler, Gustar e similares. * Uso do Imperativo afirmativo. * Ir a + infinitivo. * Gerúndio: formação, uso, valores.

C - CONTEÚDO COMUNICATIVO. LÉXICO Prover atividades orais e escritas que favoreçam o domínio efetivo do léxico e das funções comunicativas da língua, deles fazendo uso ao ser capaz de: * Pedir e fornecer informações. * Perguntar e relatar preferências. * Redigir enunciados corretos, empregando adequadamente tempos e formas verbais, além de vocabulário próprio ao que se deseja comunicar. * Pedir explicações e favores. * Oferecer e pedir ajuda. * Desculpar-se, cumprimentar e agradecer. * Relatar eventos ocorridos. * Estabelecer diálogos em situações do cotidiano, percebendo a língua como instrumento ativo de compreensão e apreensão da realidade.

D - ASPECTOS CULTURAIS • Música, dança e gastronomia. • Festas populares, folclore, tradições. • Literatura, cinema e arte.

Todos os itens devem estar conectados entre si, sempre contextualizados. Evitar apresentá-los isoladamente.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas interativas, resolução de tarefas com atividades independentes, em pares e/ou em grupo.

  • Aulas expositivas com utilização de textos, músicas, vídeos, internet e outros recursos e procedimentos interativos.

Recursos Didáticos

Avaliação

  • Prática da avaliação contínua com, no mínimo, duas avaliações bimestrais, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos, exercícios e outros instrumentos.

Bibliografia Básica

Material didático de apoio: El arte de leer español. Deise Cristina de Lima Picanço e Terumi Koto Bonnet Villalba. PNLD MEC 2012 Enlaces. Soraia Osman e outros. PNLD MEC 2012 Síntesis. Ivan Martin. PNLD MEC 2012

Bibliografia Básica

  1. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira/ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.

  2. _______. PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

  3. Diretrizes curriculares da educação básica. Língua Estrangeira Moderna. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Paraná 2008.

  4. El pequeño diccionario Larousse ilustrado. 9ª ed. 2003.

  5. SEÑAS. Diccionario para la Enseñanza de la Lengua Española para Brasileños. Universidad de Alcalá. SP: Martins Fontes, 2002.

  6. Gran Diccionario Español–Portugués/Portugués–Español. Madrid: Espasa Calpe, S.A., 2001.

  7. ARIAS, Sandra di Lullo. Espanhol para o vestibular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

  8. ______. Espanhol urgente para brasileiros. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

  9. BARTABURU, Mª Eulália A. Español en acción. 7ª Ed. São Paulo: Hispania, 2005.

  10. GONZÁLEZ. A. Hermoso et al. Gramática de español lengua extranjera. España: Edelsa, 1995.

  11. MARIANO, Grant. ¡Muy amigo! Um guia de espanhol para escapar das armadilhas do portunhol. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.

  12. MARZANO, Fabio. Dicionário espanhol–português de falsas semelhanças. Rio: Campos, 2001.

  13. MILANI. Esther Mª. Gramática de espanhol para brasileiros. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.