ARTE: MÚSICA

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: ARTE: MÚSICA

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Compreensão da música como conhecimento estético, histórico e sociocultural. Estudo de produções artísticas em música. Processos de produção em música.

PROGRAMA

Objetivos

  • Compreender e refletir sobre a arte como conhecimento construído numa perspectiva sócio-histórica e cultural.

  • Reconhecer as manifestações artísticas e musicais produzidas em seu contexto sociocultural no sentido de valorizá-las como bens representativos para a comunidade e para o campo da arte.

  • Compreender que cada sociedade constrói social e historicamente códigos artísticos, estéticos e musicais singulares que orientam a produção, a apreciação e a difusão da arte.

  • Vivenciar diferentes técnicas e materiais sonoros, a partir do seu corpo e de sua relação com o espaço e com os demais instrumentos sonoros e musicais, no sentido de possibilitar a apreciação, a contextualização e a produção nas diferentes linguagens artísticas.

  • Estimular reflexões críticas sobre os discursos deterministas, homogeneizadores e excludentes no campo da arte.

  • Pesquisar e analisar as produções musicais locais, nacionais e internacionais, a fim de compreender suas especificidades.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  • O que é arte: linguagem, objeto de conhecimento, funções e produto.

  • Arte e suas dimensões sob uma perspectiva multicultural: sociais, culturais, estéticas, históricas, econômicas e políticas.

  • Arte na sociedade contemporânea: arte e cotidiano; arte como patrimônio cultural.

  • Música, o que é e porque existe: Por que ouvimos música? A existência da música no cotidiano. Por que fazemos música e a cultivamos?

  • A música como objeto de conhecimento: Contextos sociais, culturais, estéticos, históricos, econômicos, políticos e individuais.

  • Aspectos históricos da música: Ocidental e povos ágrafos.

  • Música e seus estilos e gêneros musicais: Movimentos musicais urbanos; A música eletrônica, hip-hop; A música de tradição oral, A música erudita; A música popular.

  • A música como objeto de mercado: A massificação da arte.

  • Como funciona a música: Grupos orquestrais e seu funcionamento; Orquestras e bandas, processo de leitura por partitura; Processo de composição da música eletrônica DJ; Como acontece a música de tradição oral e sua transmissão?

  • Elementos estruturais da música: Componentes fundamentais da música, ritmos, melodia, harmonia, forma e textura; Linguagem e estruturação musical: Figuras musicais, compasso, pautas notas e claves, dinâmica, andamento, leitura e apreciação musical.

  • Organologia: Classificação dos instrumentos musicais.

  • Produção musical: Leitura (descrição, interpretação, análise e contextualização);

  • Elaboração de uma obra, peça musical ou estruturação sonora.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas; trabalhos em grupos e individuais; produções escritas; pesquisas; seminários; debates; exibição e apreciação de produções musicais;

  • Atividades práticas individuais e coletivas nas diversas linguagens artísticas;

  • Elaboração de produções musicais;

  • Aulas externas;

Recursos Didáticos

  • Sala de aula equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); aparelho de som, aparelho de DVD, quadro branco, cadeiras e mesas.

  • Sala de música equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); tratamento acústico adequado; aparelho de som, instrumentos musicais (percussivos, harmônicos e melódicos), estantes para partituras, armários, cadeiras.