Língua Portuguesa e Literatura (2º ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura (2º ano)
Carga-Horária: 90h (120 h/a)
EMENTA¶
Textualidade e discurso; cena enunciativa, intencionalidade discursiva; sequências textuais; coesão e coerência. Gêneros textuais; variação linguística; aspectos descritivos e normativos de Língua Portuguesa; estudos literários.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Quanto à gramática: * Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro (ou norma) padrão escrito (a).
Quanto à leitura de textos: * Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante; * Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado; * Descrever a progressão discursiva; * Apropriar-se dos elementos coesivos e de suas diversas configurações; * Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.
Quanto à produção de textos escritos: * Ler e produzir textos diversos, enfocando as sequências representativas dos gêneros estudados.
Quanto ao estudo de literatura: * Estudo dos gêneros literários, correlacionando-os à cultura e à história. Considerar os aspectos temáticos, composicionais e estilísticos.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Conhecimentos linguísticos (variação linguística, descrição e norma da língua padrão, aspectos descritivos e normativos da língua padrão) 1.1. Reflexão sobre os processos de categorização 1.1.1. Discussão dos conceitos de nome e verbo; 1.1.2. Relações sujeito/predicado e complementos nominais e verbais; 1.1.3. Relações do complemento nominal e do agente da passiva; 1.1.4. Relações adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo; 1.1.5. Relações sintáticas e o uso estilístico da vírgula; 1.1.6. Relações sintáticas e a percepção dos diferentes sentidos do texto.
Sequência injuntiva 2.1. Macroestrutura; 2.2. Gêneros textuais representantes da sequência injuntiva.
3.Sequência argumentativa 3.1. Macroestrutura; 3.2 Gêneros textuais representantes da sequência argumentativa.
Estudo de gêneros literários: o conto 4,1 Discurso literário e história; 4.2 Tipos de conto: 4.3 Conto popular; 4.1. Conto gótico; 4.2. Conto maravilhoso; 4.3. Conto de horror e mistério; 4.4. Conto policial; 4.5. Leitura 4.6. Histórico.
Estudo de gêneros literários: a crônica 5.1. Discurso literário e história 5.2 Tipos de crônica; 5.2.1 Leitura; 5.2.2 Histórico; 5.2.3 Teoria sobre a crônica; 5.2.4 Estudo sobre as narrativas de viagem; 5.2.5 Texto de fronteira: literatura e jornalismo.
Estudo de gêneros literários: a tragédia 6.1. Discurso literário e História 6.2. Tragédia como gênero literário; 6.2.1Leitura: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes; 6.2.2 Origens da tragédia; 6.2.3Elementos fundamentais da tragédia (o coro; a ação).
7 Estudo de gêneros literários: o mito 7.1 Discurso literário e História: 7.2 O mito: as origens da narrativa; 7.2.1 O mito como gênero literário; 7.2.2 O mundo do mito; 7.2.3 O sentido do mito; 7.2.4 Algumas classes do mito.
8 Leitura 8.1 Gêneros sugeridos: verbete, artigo informativo, receita, conto, manual, artigo de opinião, debate, dissertação, crônica entre outros.
9 Produção textual 9.1 - Produção de textos escritos que abranjam as sequências textuais estudadas; 9.2 - Gêneros textuais orais: a exposição oral.
Procedimentos Metodológicos¶
Aula expositiva dialogada, leituras dirigidas, atividades individuais e/ou em grupo, seminários, debates, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação. Projetos.
Utilização de: textos teóricos impressos produzidos e/ou adaptados pela equipe; exercícios impressos produzidos pela equipe; veículos de comunicação da mídia impressa, tais como jornais e revistas; obras representativas da literatura brasileira, africana e estrangeira; e textos produzidos pelos alunos;
Recursos Didáticos¶
Quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV.
Avaliação¶
A avaliação será contínua e processual por meio de atividades orais e escritas, como a produção de textos individuais e/ou em grupo, seminários e apresentações orais em sala, provas escritas, diário de leitura, projeto de pesquisa e pôster acadêmico (iniciação científica).
Bibliografia Básica¶
QUANTO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS/ ESTUDO DA LÍNGUA PADRÃO
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, Instituto Houaiss, 2008.
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. ampl. e atualizada pelo Novo Acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002. [Col. Aprender e ensinar com textos, Coord. Geral Lígia Chiappini, v. 3].
COSTA, Sérgio Roberto da. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. de S. (Orgs.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DIONÍSIO, A.; HOFFNAGEL, J.C. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Codes, 2005.