Inglês II

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Inglês II

  • Carga-Horária: 90h (120 h/a)

EMENTA

Aprofundamento na produção de sentido a partir de textos orais e escritos por meio de funções sociocomunicativas, estruturas básicas da língua-alvo e gêneros textuais de diversos domínios, considerando também as demandas da formação profissional; reflexão acerca do caráter social, político e econômico da presença dominante da LI no mundo, capacitando o aluno a pensar criticamente essa presença.

PROGRAMA

Objetivos

  • Conhecer a língua do outro, utilizando-a como base para a reflexão sobre sua língua materna e os aspectos culturais que ela compreende, contribuindo para o resgate de identidade do aluno.

  • Situar temporalmente suas ações (falar de coisas que fez, está fazendo e que planeja fazer/irá fazer) na modalidade escrita e/ou oral.

  • Produzir sentido a partir de elementos linguísticos e extralinguísticos de gêneros textuais (orais, escritos e/ou híbridos) na língua-alvo.

  • Ampliar de modo autônomo o próprio vocabulário a partir de estratégias de aprendizagem e compreensão, bem como do uso de ferramentas de tradução eletrônicas e dicionários convencionais.

  • Apropriar-se de elementos que auxiliem no processo de leitura, oralidade e escrita, tendo em vista a aprendizagem autônoma e contínua.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  • Funções sócio-comunicativas básicas: o Falar sobre eventos passados (e.g.: What did you do [yesterday]? [Yesterday], I studied English, I watched TV and I went to work.). o Falar sobre o ações em andamento (e.g.: What are you doing? I am [studying].). o Fazer planos (e.g.: What are you going to do [tomorrow]? [Tomorrow] I am going to study.). o Conjecturar sobre o future (e.g.: What will you do [in January]? [In January] I will travel.)

  • Vocabulário básico: o Profissões (em especial aquelas dos próprios alunos); números (relativos especialmente às idades dos alunos); estados civis; programas de TV, tipos de filme, música e comida; esportes, disciplinas escolares. o Dias da semana; atividades relativas ao dia-a-dia dos alunos. o A forma passada dos verbos trabalhados na disciplina de Língua Inglesa I. o Expressões de tempo (yesterday, last weekend, a week ago, tomorrow, today, tonight, now, tomorrow, next week, next month). o Meses do ano.

Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos

                   (A serem trabalhados de forma prática e objetiva através de situações contextualizadas)
  • Aulas expositivas dialogadas.

  • Atividades orais e escritas em sala de aula (considerando que grande parte dos alunos da EJA trabalha durante o dia/no contra-turno).

  • Projetos/Atividades envolvendo gêneros textuais de natureza lúdica (como música e vídeo), informativa (por exemplo, notícias), literárias (como poemas curtos) e/ou técnica e científica.

  • Acesso à Internet como elemento de pesquisa;

  • Estudo dirigido de listas de vocabulário;

  • Projetos/Atividades que propiciem ao aluno a oportunidade de construir seu próprio conhecimento e partilhá-lo com os colegas.

Recursos Didáticos

Quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV.

Avaliação

  • Estratégias de avaliação formativa que indiquem ao aprendiz “o que precisa ser feito, revisto, estudado, re-elaborado, para superar dificuldades e estabelecer relações para o desenvolvimento de estruturas cognitivas” (Soares e Ribeiro, 2001).

  • Instrumentos avaliativos escritos e orais considerando os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas aulas.

  • Projetos/Trabalhos individuais e em grupo, escritos e/ou orais (produção textual, apresentações, etc).

                                                  Bibliografia
    
  1. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

  2. DICIONÁRIO Escolar Longman Inglês-Português, Português-Inglês.