Arte: Artes Cênicas

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Arte: Artes Cênicas

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Compreensão da arte como conhecimento estético, histórico e sociocultural. Estudo de produções artísticas em artes cênicas. Processos de produção em cênicas.

Objetivos

  • Compreender e refletir sobre a arte como conhecimento construído numa perspectiva sócio-histórica e cultural.

  • Reconhecer as manifestações artísticas produzidas em seu contexto sociocultural no sentido de valorizá-las como bens representativos para a comunidade e para o campo da arte.

  • Compreender que cada sociedade constrói social e historicamente códigos artísticos e estéticos singulares que orientam a produção, a apreciação e a difusão da arte.

  • Vivenciar diferentes técnicas e materiais artísticos, a partir do seu corpo e de sua relação com o espaço e com o corpo do outro, no sentido de possibilitar a apreciação, a contextualização e a produção nas diferentes linguagens artísticas.

  • Estimular reflexões críticas sobre os discursos deterministas, homogeneizadores e excludentes no campo da arte.

  • Pesquisar e analisar as produções artísticas locais, nacionais e internacionais, a fim de compreender suas especificidades.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

    1. O que é arte: linguagem, objeto de conhecimento, funções e produto.

    1. Arte e suas dimensões sob uma perspectiva multicultural: sociais, culturais, estéticas, históricas, econômicas e políticas.

  • 3 Arte na sociedade contemporânea: arte e cotidiano; arte como patrimônio cultural.

    1. As artes cênicas como objeto de conhecimento: Contextos sociais, culturais, estéticos, históricos, econômicos, políticos e individuais.

  • As diversas formas das artes cênicas: Teatro, circo, dança, ópera, teatro de animação, mímica e performance.

  • Elementos constitutivos do teatro: Dramaturgia, atuação, cenário, figurino, encenação, direção cênica, sonoplastia, coreografia, maquiagem, iluminação e espaço cênico.

  • Tendências estéticas e artísticas do teatro: Naturalistas, realistas, performáticas e tecnológicas.

  • O fazer teatral no Rio Grande do Norte: A diversidade das produções cênicas no Rio Grande do Norte.

  • O jogo teatral: Estrutura dramática (O quê? Quem? Onde?). Produção teatral: Leitura (descrição, interpretação, análise e contextualização) e produção de encenações.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas; trabalhos em grupos e individuais; produções escritas; pesquisas; seminários; debates; exibição e apreciação de produções artísticas;

  • Atividades práticas individuais e coletivas nas diversas linguagens artísticas;

  • Elaboração de produções artísticas;

  • Aulas externas.

Recursos Didáticos

Para realização das aulas de arte são necessárias quatro salas ambientes e climatizadas:

  1. Sala de aula equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); aparelho de som, aparelho de DVD, quadro branco, cadeiras e mesas.

  2. Espaço cênico amplo equipado com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); tratamento acústico adequado; equipamento de iluminação cênica, sistema de som, linóleo, cortinas, espelhos, praticáveis, cadeiras, bastões, camarim, armários,

  3. Ateliê de artes visuais equipado com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); pia, bancadas, cavaletes, armários, organizador de papel, cadeiras;

  4. Sala de música equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); tratamento acústico adequado; aparelho de som, instrumentos musicais (percussivos, harmônicos e melódicos), estantes para partituras, armários, cadeiras;

Avaliação