Programação Estruturada e Orientada a Objetos

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos

  • Carga-Horária: 120h (160h/a)

EMENTA

Implementar algoritmos. Desenvolver programas utilizando os paradigmas de programação estrutura e orientada a objetos.

PROGRAMA

Objetivos

  • Implementar algoritmos;
    
  • Utilizar vetores, matrizes e registros em programas computacionais;
    
  • Desenvolver bibliotecas de funções;
    
  • Implementar aplicações em ambiente gráfico;
    
  • Aplicar os conceitos básicos de orientação a objetos;
    
  • Conhecer as coleções de objetos;
    
  • Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos;
    
  • Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente;
    

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Implementação de algoritmos 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Tipos básicos de dados 1.3. Memória, constantes e variáveis. 1.4. Operadores aritméticos, lógicos e relacionais. 1.5. Comandos básicos de atribuição, de entrada e saída de dados. 1.6. Funções primitivas 1.7. Estruturas condicionais 1.8. Estruturas de repetição

  2. Tipos estruturados de dados 2.1. Strings 2.2. Vetores e matrizes 2.3. Arquivos texto

  3. Modularidade 3.1. Métodos estáticos (funções) 3.2. Passagem de parâmetros (por valor e referência) 3.3. Bibliotecas de vínculo estático

  4. Introdução à orientação a objetos 4.1. Objetos, classes, referências, diagramas de classes. 4.2. Estado, comportamento, identidade, abstração e encapsulamento. 4.3. Atributos, métodos e construtores. 4.4. Herança e polimorfismo 4.5. Interfaces

  5. Tratamento de exceções

  6. Pacotes e espaços de nomes

  7. Coleções de objetos 7.1. Listas, conjuntos e mapas. 7.2. Tipos genéricos

  8. Serialização e persistência de objetos 8.1. Serialização de objetos 8.2. Arquivos e fluxos

  9. Interface gráfica com o usuário

Procedimentos Metodológicos