Programação Estruturada e Orientada a Objetos¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos
Carga-Horária: 120h (160h/a)
EMENTA¶
Implementar algoritmos. Desenvolver programas utilizando os paradigmas de programação estrutura e orientada a objetos.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Implementar algoritmos;
Utilizar vetores, matrizes e registros em programas computacionais;
Desenvolver bibliotecas de funções;
Implementar aplicações em ambiente gráfico;
Aplicar os conceitos básicos de orientação a objetos;
Conhecer as coleções de objetos;
Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos;
Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente;
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Implementação de algoritmos 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Tipos básicos de dados 1.3. Memória, constantes e variáveis. 1.4. Operadores aritméticos, lógicos e relacionais. 1.5. Comandos básicos de atribuição, de entrada e saída de dados. 1.6. Funções primitivas 1.7. Estruturas condicionais 1.8. Estruturas de repetição
Tipos estruturados de dados 2.1. Strings 2.2. Vetores e matrizes 2.3. Arquivos texto
Modularidade 3.1. Métodos estáticos (funções) 3.2. Passagem de parâmetros (por valor e referência) 3.3. Bibliotecas de vínculo estático
Introdução à orientação a objetos 4.1. Objetos, classes, referências, diagramas de classes. 4.2. Estado, comportamento, identidade, abstração e encapsulamento. 4.3. Atributos, métodos e construtores. 4.4. Herança e polimorfismo 4.5. Interfaces
Tratamento de exceções
Pacotes e espaços de nomes
Coleções de objetos 7.1. Listas, conjuntos e mapas. 7.2. Tipos genéricos
Serialização e persistência de objetos 8.1. Serialização de objetos 8.2. Arquivos e fluxos
Interface gráfica com o usuário