Filosofia (1º Ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Filosofia (1º Ano)
Carga-Horária: 30h (40h/a)
EMENTA¶
Introdução a filosofia e ao conhecimento filosófico. Contexto histórico do surgimento da filosofia e as principais escolas de pensamento da filosofia antiga (Platão, Aristóteles e as escolas helenistas). Problema da physis e os filósofos originais e a relação do mito com a filosofia. O surgimento da antropologia filosófica com Sócrates.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Oportunizar aos alunos a experiência filosófica de pensar por conceitos a partir de problemas que envolvam o mundo do trabalho e as demandas sociais, politicas e éticas da sociedade tecnológica.
Oportunizar uma vivência filosófica que dê conta dos principais problemas que envolvem o mundo do trabalho e o conhecimento científico.
Fornecimento de elementos didáticos que possibilitem aos alunos o desenvolvimento e a tomada de posse de um referencial linguístico discursivo que os permita escolher, criticar e julgar os principais aspectos de sua prática profissional.
Possibilitar a compreensão dos problemas mais relevantes do início do pensamento filosófico, estabelecendo relações entre eles e a vida cotidiana do aluno e da sociedade atual.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
1 Introdução a Filosofia 1.1 Contexto de surgimento da filosofia ocidental 1.2 Origem da filosofia ocidental 1.3 Atitude filosófica 1.4 Campos filosóficos 1.5 História da filosofia 1.6 O mito e a filosofia 1.7 Razão, linguagem e o método filosófico.
2 Principais escolas de pensamento antigo 2.1 Filósofos da natureza (pré-socráticos) 2.2 A natureza em questão. 2.3 Sócrates o humano em questão 2.4 Platão, Aristóteles e as escolas helenísticas.
Procedimentos Metodológicos¶
Sensibilização filosófica a partir dos referenciais culturais dos alunos;
Problematização dos principais temas da filosofia da ciência, ética e do trabalho a partir de oficinas debates e do uso das experiências de pensamento;
Construção dos principais conceitos relativos aos problemas levantados em sala de aula
Confronto dos conceitos produzidos pelos alunos com os referenciais da tradição filosófica e da história da filosofia.
Recursos Didáticos¶
As aulas serão desenvolvidas com recursos que possibilitem a (re) construção da experiência filosófica em sala de aula (sensibilização, problematização, conceituação e confronto com a tradição) por meio do uso de recursos de suporte como textos filosóficos, livros didáticos, filmes, jogos ou mesmo experiências de pensamento que contextualizem os problemas e sensibilizem o aluno e ajudem a introdução de temas e conteúdos da filosofia a partir de uma visão crítica.
Avaliação¶
Avaliações discursivas, auto avaliação continuada, exercícios de construção e reconstrução de argumentos filosóficos presente em textos, jogos e oficinas em grupo a partir do uso de experiências de pensamento.