Sociologia (1º ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Sociologia (1º ano)

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Sociologia como ciência. As relações indivíduo-sociedade. Os processos de socialização e sociabilidade. Grupos Sociais e Instituições Sociais. Sociologia e cotidiano.

PROGRAMA

Objetivos

  • Compreender a Sociologia como ciência voltada para a análise e reflexão das relações sociais, propiciando uma visão crítica da realidade em que vive.

  • Analisar os principais conceitos necessários para entender e intervir na sociedade contemporânea.

  • Relacionar as discussões empreendidas para que possam contribuir para reflexão dos problemas atuais.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Sociologia: ciência da sociedade 1.1 A ciência e o conhecimento 1.2 O que é Sociologia 1.3 O contexto do surgimento da Sociologia 1.4 Os clássicos da Sociologia

  2. Relações indivíduo-sociedade 2.1 Comunidade e sociedade 2.2 Relação social 2.3 Fato social, classes sociais e ação social.

  3. Instituições sociais e Processos de socialização 3.1 Instituições e grupos sociais 3.2 Importância dos processos de socialização 3.3 Sociabilidades contemporâneas: interações com a realidade

  4. Sociologia e Cotidiano 4.1 Relações sociais na sociedade contemporânea 4.2 Trabalho e cotidiano

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.

  • O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi.

Recursos Didáticos

  • Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, datashow.

Avaliação

O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva, como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados; confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas.

Bibliografia Básica

  1. COSTA, Cristina Maria Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2002.

  2. MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2004.

  3. MEDEIROS, Bianca Freire. BOMENY, Helena. Tempos modernos, tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Do Brasil, 2010.