Educação Física (2º Ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Educação Física (2º Ano)
Carga-Horária: 60h (80h/a)
EMENTA¶
Promover o conhecimento e a vivencia da pratica dos esportes considerando sua historia, princípios, objetivos, metodologia de ensino, elementos técnicos, aspectos táticos, condicionamento fisiológico, conceitos psicológicos, sentido de coletividade, relações sociais, culturais e econômicas como fenômenos inerentes ao esporte na contemporaneidade e suas implicações com o conceito de esporte educação no contexto da formação escolar.
Objetivos¶
Geral Desenvolver o conhecimento crítico-reflexivo acerca das práticas corporais esportiva assegurando a participação irrestrita dos educandos em todas as vivencias pertinentes a cultura de movimento. Específicos
- Analisar o contexto histórico dos esportes compreendendo as suas transformações no decorrer do tempo.
- Discutir aspectos técnicos e táticos dos esportes.
- Vivenciar as práticas esportivas individuais e coletivas.
- Analisar o contexto histórico das lutas compreendendo as suas transformações no decorrer do tempo.
- Vivenciar diferentes tipos de lutas.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
O Esporte: 1.1. Histórico e evolução do esporte. 1.2. Tipos de esportes. 1.3. Fundamentos técnicos e táticos. 1.4. O esporte e a mídia. 1.5. Os investimentos e a tecnologia no esporte. 1.6. O doping no esporte. 1.7. O uso político e econômico do esporte. 1.8. O trabalho no esporte.
As Lutas. 2.1. Aspectos históricos e socioculturais das lutas. 2.2. Movimentos básicos. 2.3. Sentidos e significados filosóficos.
As Danças 3.1 Histórias das danças. 3.2 Tipos de dança. 3.3 Manifestações culturais da Dança. 3.4 Dança e consciência corporal.
Procedimentos Metodológicos¶
Aulas dialogadas.
Aulas expositivas.
Vivências corporais.
Aulas de campo.
Oficinas pedagógicas.
Leitura e reflexão sobre textos.
Palestras.
Seminários.
Apreciação critica de vídeos, musicas, obras de arte.
Discussão de noticias e reportagens jornalísticas.
Pesquisa temática.
Recursos Didáticos¶
Data show