Geografia (2º Ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Geografia (2º Ano)
Carga-Horária: 60h (80h/a)
EMENTA¶
Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e dinâmica do espaço agrário. Problemas socioambientais na cidade e no campo.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Entender a dinâmica histórica, socioeconômica e política dos processos de industrialização e urbanização no mundo, Brasil e Rio Grande do Norte, bem como, as transformações no tempo e no espaço decorrentes destes processos;
Conhecer as especificidades do espaço agrário a partir da estrutura fundiária, da modernização da agricultura, bem como, das relações de trabalho, da contradição no uso e apropriação do solo, das tecnologias agrícolas e dos movimentos sociais que perpassam todo o meio rural;
Identificar os problemas socioambientais que afetam os meios urbano e rural na atualidade.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PROBLEMAS E DESAFIOS 1.1 Revolução industrial e espaço geográfico. 1.2 Os sistemas de produção: Fordismo e Toyotismo. 1.3 Indústria e urbanização. 1.4 A cidade e o setor terciário. 1.5 Rede urbana. 1.6 Industrialização e urbanização no Brasil e no RN. 1.7 Problemas socioambientais urbanos.
OS ESPAÇOS AGRÁRIOS: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS 2.1 Estrutura fundiária. 2.2 Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. 2.3 Produção agropecuária. 2.4 Relações de trabalho e os movimentos sociais no campo. 2.5 A relação campo-cidade. 2.6 Espaço agrário brasileiro e potiguar. 2.7 Problemas socioambientais no campo.
Procedimentos Metodológicos¶
Utilização do livro didático, complementando com o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas;
Estudo dirigido (leitura, fichamento e discussão) de textos informativos, científicos, literários etc que tenham conteúdo de caráter geográfico;
Pesquisas em jornais, revistas e Internet;
Desenvolvimento de seminários e de debates;
Resolução de exercícios em sala (individuais e em grupo);
Exibição de filmes e documentários;
Desenvolvimento de projetos integradores;
Utilização de recursos cartográficos;
Confecção de maquetes e portfólios;
Produção de encenações teatrais e utilização de músicas;
Grupos de Observação e Grupos de Verbalização;
Realização de aulas de campo e visitas técnicas.
Recursos Didáticos¶
Uso de quadro branco e pincel;
Projetor multimídia;
Mapas, globo terrestre, aerofotos, imagens de satélites) e de tecnologias informacionais da Geografia (SIG e GPS);