Geografia (2º Ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Geografia (2º Ano)

  • Carga-Horária: 60h (80h/a)

EMENTA

Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e dinâmica do espaço agrário. Problemas socioambientais na cidade e no campo.

PROGRAMA

Objetivos

  • Entender a dinâmica histórica, socioeconômica e política dos processos de industrialização e urbanização no mundo, Brasil e Rio Grande do Norte, bem como, as transformações no tempo e no espaço decorrentes destes processos;

  • Conhecer as especificidades do espaço agrário a partir da estrutura fundiária, da modernização da agricultura, bem como, das relações de trabalho, da contradição no uso e apropriação do solo, das tecnologias agrícolas e dos movimentos sociais que perpassam todo o meio rural;

  • Identificar os problemas socioambientais que afetam os meios urbano e rural na atualidade.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PROBLEMAS E DESAFIOS 1.1 Revolução industrial e espaço geográfico. 1.2 Os sistemas de produção: Fordismo e Toyotismo. 1.3 Indústria e urbanização. 1.4 A cidade e o setor terciário. 1.5 Rede urbana. 1.6 Industrialização e urbanização no Brasil e no RN. 1.7 Problemas socioambientais urbanos.

  2. OS ESPAÇOS AGRÁRIOS: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS 2.1 Estrutura fundiária. 2.2 Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. 2.3 Produção agropecuária. 2.4 Relações de trabalho e os movimentos sociais no campo. 2.5 A relação campo-cidade. 2.6 Espaço agrário brasileiro e potiguar. 2.7 Problemas socioambientais no campo.

Procedimentos Metodológicos

  • Utilização do livro didático, complementando com o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas;

  • Estudo dirigido (leitura, fichamento e discussão) de textos informativos, científicos, literários etc que tenham conteúdo de caráter geográfico;

  • Pesquisas em jornais, revistas e Internet;

  • Desenvolvimento de seminários e de debates;

  • Resolução de exercícios em sala (individuais e em grupo);

  • Exibição de filmes e documentários;

  • Desenvolvimento de projetos integradores;

  • Utilização de recursos cartográficos;

  • Confecção de maquetes e portfólios;

  • Produção de encenações teatrais e utilização de músicas;

  • Grupos de Observação e Grupos de Verbalização;

  • Realização de aulas de campo e visitas técnicas.

Recursos Didáticos

  • Uso de quadro branco e pincel;

  • Projetor multimídia;

  • Mapas, globo terrestre, aerofotos, imagens de satélites) e de tecnologias informacionais da Geografia (SIG e GPS);

Avaliação