Disciplina: Biologia (3º ano)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Biologia (3º ano)
Carga-Horária: 90h (120h/a)
EMENTA¶
Introdução à Biologia; ecologia geral; bioquímica celular e citologia; reprodução e desenvolvimento.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Proporcionar uma vivência do fazer científico (teórico e prático) para compreensão de sua metodologia.
Desenvolver o sentido da meta-cognição (visão do todo) a partir da compreensão da diversidade e complexidade dos ecossistemas biológicos, ou seja, da compreensão das relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.
Desenvolver a compreensão da estrutura celular e molecular da vida, os mecanismos de perpetuação, diferenciação e diversificação biológica como pré-requisitos para o entendimento da Biologia ao nível dos organismos e das populações.
Entender que a Biologia moderna nos fornece, a cada dia, importantes ferramentas para a transformação da natureza cujas implicações éticas e sociais devem ser debatidas de forma profunda e constante, levando à reflexão sobre as relações entre a ciência, à tecnologia e a sociedade.
Entender a reprodução como característica principal para a vida, manutenção e evolução das espécies levando o aluno a relacionar o estudo da Biologia à saúde sexual e qualidade de vida.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
1. Introdução à Biologia
* Ciência e método científico; Conceituação e Importância da biologia; Caracterização dos seres
vivos.
2. Ecologia
* Componentes estruturais dos ecossistemas: Cadeia e teia alimentar; Níveis tróficos; Hábitat e
nicho ecológico; Fluxo de energia; Ciclos biogeoquímicos; Relações ecológicas; Sucessão ecológica;
Desequilíbrios ambientais.
3. Bioquímica da Célula
* Características gerais dos seres vivos
* Bioquímica celular: Substâncias inorgânicas (água, sais minerais; Substâncias orgânicas
(glicídios; lipídios; proteínas; enzimas; ácidos nucléicos).
4. Citologia
* Microscopia; Teoria celular; Envoltórios celulares; Transporte através da membrana (difusão,
osmose, difusão facilitada, transporte ativo, endocitose e exocitose); Citoplasma (hialoplasma,
citoesqueleto, centríolos, cílios e flagelos, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense,
lisossomos, peroxissomos, vacúolos, plastos, mitocôndrias); Metabolismo Energético (fotossíntese,
quimiossíntese, respiração aeróbia; respiração anaeróbia; fermentação); Núcleo (carioteca; cromatina e
nucleoplasma; nucléolo; cromossomos); Ciclo Celular (mitose, meiose).
5. Reprodução e desenvolvimento
* Reprodução com ênfase na reprodução e sexualidade humana; Noções de embriologia;
Reprodução e saúde humana (DST’s, contracepção, etc.).
Procedimentos Metodológicos¶
Para o ensino de Biologia a experimentação, estudos do meio, desenvolvimento de projetos, jogos, seminários, debates e simulações são estratégias que podem ser desenvolvidas no escopo metodológico. Porém, o conteúdo, os objetivos esperados, a classe a que se destina e o tempo, exigirão uma solução própria que desperte o interesse do aluno e atenda às necessidades individuais de aprendizagem. Compreendemos também que opção metodológica pode ser uma escolha individual que precisa ser pensada e descrita no planejamento de aula de cada professor. Pode-se explorar atividades através do falar (aulas expositivas, discussões, debates); do fazer (simulações, aulas práticas, jogos e projetos) e do mostrar (demonstrações, filmes e etc). Para muitos conteúdos dessa unidade podem ser previstas e utilizadas aulas de campo, com observações in lócus e a utilização de laboratórios didáticos. Optamos por não utilizar um rol de estratégias metodológicas descritas ou prescritas, pois significaria o engessamento no processo ensino aprendizagem, de forma que se aconselha que a seleção dessas estratégias para o ensino da disciplina deva ser a mais adequada para que se possa explorar o assunto estudado e desenvolver as competências e habilidades requeridas para aquele momento, devendo levar em conta,