Disciplina: Biologia (3º ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Biologia (3º ano)

  • Carga-Horária: 90h (120h/a)

EMENTA

Introdução à Biologia; ecologia geral; bioquímica celular e citologia; reprodução e desenvolvimento.

PROGRAMA

Objetivos

  • Proporcionar uma vivência do fazer científico (teórico e prático) para compreensão de sua metodologia.

  • Desenvolver o sentido da meta-cognição (visão do todo) a partir da compreensão da diversidade e complexidade dos ecossistemas biológicos, ou seja, da compreensão das relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.

  • Desenvolver a compreensão da estrutura celular e molecular da vida, os mecanismos de perpetuação, diferenciação e diversificação biológica como pré-requisitos para o entendimento da Biologia ao nível dos organismos e das populações.

  • Entender que a Biologia moderna nos fornece, a cada dia, importantes ferramentas para a transformação da natureza cujas implicações éticas e sociais devem ser debatidas de forma profunda e constante, levando à reflexão sobre as relações entre a ciência, à tecnologia e a sociedade.

  • Entender a reprodução como característica principal para a vida, manutenção e evolução das espécies levando o aluno a relacionar o estudo da Biologia à saúde sexual e qualidade de vida.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Introdução à Biologia
       *      Ciência e método científico; Conceituação e Importância da biologia; Caracterização dos seres
       vivos.

  2. Ecologia
      *      Componentes estruturais dos ecossistemas: Cadeia e teia alimentar; Níveis tróficos; Hábitat e
      nicho ecológico; Fluxo de energia; Ciclos biogeoquímicos; Relações ecológicas; Sucessão ecológica;
      Desequilíbrios ambientais.

  3. Bioquímica da Célula
      *        Características gerais dos seres vivos
      *        Bioquímica celular: Substâncias inorgânicas (água, sais minerais; Substâncias orgânicas
      (glicídios; lipídios; proteínas; enzimas; ácidos nucléicos).

  4. Citologia
      *      Microscopia; Teoria celular; Envoltórios celulares; Transporte através da membrana (difusão,
      osmose, difusão facilitada, transporte ativo, endocitose e exocitose); Citoplasma (hialoplasma,
      citoesqueleto, centríolos, cílios e flagelos, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense,
      lisossomos, peroxissomos, vacúolos, plastos, mitocôndrias); Metabolismo Energético (fotossíntese,
      quimiossíntese, respiração aeróbia; respiração anaeróbia; fermentação); Núcleo (carioteca; cromatina e
      nucleoplasma; nucléolo; cromossomos); Ciclo Celular (mitose, meiose).

  5. Reprodução e desenvolvimento
      *     Reprodução com ênfase na reprodução e sexualidade humana; Noções de embriologia;
      Reprodução e saúde humana (DST’s, contracepção, etc.).

Procedimentos Metodológicos

Para o ensino de Biologia a experimentação, estudos do meio, desenvolvimento de projetos, jogos, seminários, debates e simulações são estratégias que podem ser desenvolvidas no escopo metodológico. Porém, o conteúdo, os objetivos esperados, a classe a que se destina e o tempo, exigirão uma solução própria que desperte o interesse do aluno e atenda às necessidades individuais de aprendizagem. Compreendemos também que opção metodológica pode ser uma escolha individual que precisa ser pensada e descrita no planejamento de aula de cada professor. Pode-se explorar atividades através do falar (aulas expositivas, discussões, debates); do fazer (simulações, aulas práticas, jogos e projetos) e do mostrar (demonstrações, filmes e etc). Para muitos conteúdos dessa unidade podem ser previstas e utilizadas aulas de campo, com observações in lócus e a utilização de laboratórios didáticos. Optamos por não utilizar um rol de estratégias metodológicas descritas ou prescritas, pois significaria o engessamento no processo ensino aprendizagem, de forma que se aconselha que a seleção dessas estratégias para o ensino da disciplina deva ser a mais adequada para que se possa explorar o assunto estudado e desenvolver as competências e habilidades requeridas para aquele momento, devendo levar em conta,