Física I: Mecânica Clássica e Termodinâmica

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Física I: Mecânica Clássica e Termodinâmica

  • Carga-Horária: 120h (160h/a)

EMENTA

Introdução ao estudo da física; Dinâmica Clássica. Trabalho, Energia e sua conservação e Potência. Dinâmica rotacional. Gravitação Clássica. Estática. Hidrostática. Física Térmica. Temperatura e Calor. Termodinâmica.

PROGRAMA

Objetivos

  • Possibilitar uma formação básica na ciência Física, a partir de uma visão geral e clara dos fundamentos da mecânica e da termodinâmica para que ao final do curso ele seja capaz de equacionar e resolver matematicamente problemas que envolvam os conceitos e os princípios fundamentais da mecânica e da termodinâmica básica.

  • Compreender as leis básicas da mecânica e da termodinâmica dentro da formulação conceitual e matemática atuais com o objetivo de interpretar fenômenos, prever situações e encontrar soluções adequadas para problemas aplicados aos sistemas mecânicos.

  • Relacionar os fenômenos físicos estudados com o cotidiano, além de identificar as diferentes formas de energia expressas na natureza.

  • Desenvolver as competências básicas de se comunicar cientificamente e interagir com o mundo físico, utilizando conceitos de mecânica e termodinâmica.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Introdução ao estudo da física Notação científica, ordem de grandeza, algarismos significativos e Sistema Internacional de Unidades

  2. Introdução ao estudo do movimento Referencial, posição, deslocamento, velocidade e aceleração, com notação escalar e vetorial e descrição gráfica.

  3. Dinâmica Clássica Força e massa, impulso, leis de Newton e suas aplicações, momento linear e sua conservação. Forças no movimento circular uniforme.

  4. Trabalho, Energia e sua conservação e Potência. Trabalho de uma força constante e de uma força variável. Teorema trabalho-energia cinética; Energia mecânica (Potencial gravitacional, potencial elástica e Cinética) e sua conservação; Potência e eficiência.

  5. Dinâmica rotacional Momento de inércia, momento angular e sua conservação.

  6. Gravitação Clássica Introdução a Astronomia; Leis de Kepler; Lei de Newton da Gravitação;

  7. Estática Centro de massa, Alavancas e ferramentas. Treliças e estruturas de apoio.

  8. Hidrostática Densidade, Pressão, Princípio de Stevin, Principio de Pascal. Principio de Arquimedes. Introdução a Hidrodinâmica.

  9. Física Térmica Temperatura e Calor; Escalas termométricas; Dilatação Térmica; Calorimetria.

  10. Termodinâmica Teoria Cinética dos Gases, Transformações Gasosas, Leis da Termodinâmica, Máquinas Térmicas, Entropia.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas a partir da problematização, teorização e aplicação dos conteúdos de mecânica e termodinâmica, utilizando recursos tecnológicos interativos como animações e simulações, atividades experimentais investigativas e aulas de campo em ambientes não-formais de ensino.

Recursos Didáticos

  • Sala de aula tradicional e laboratório de Física com material experimental básico. Sala de informática com no mínimo um computador para cada dois alunos, recursos de multimídia e softwares específicos. Livro didático tradicional e notas de aulas desenvolvidas pelo próprio professor.

Avaliação