Filosofia, Ciência e Tecnologia (Eixo Tecnológico Informação e Comunicação)¶
Curso: Técnico Integrado em Informática
Disciplina: Filosofia, Ciência e Tecnologia (Eixo Tecnológico Informação e Comunicação)
Carga-Horária: 30h (40h/a)
EMENTA¶
Principais problemas da sociedade tecnológica. Ética e filosofia da ciência. Problema da consciência e a questão mente e corpo. Inteligência artificial e a questão da interação homem máquina. Linguagem e realidade. Conexões entre pensamento, linguagem e cultura.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Oportunizar aos alunos a experiência filosófica de pensar por conceitos a partir de problemas que envolvam o mundo do trabalho e as demandas sociais, politicas e éticas da sociedade tecnológica.
Oportunizar uma vivência filosófica que dê conta dos principais problemas que envolvem o mundo do trabalho e o conhecimento científico.
Fornecimento de elementos didáticos que possibilitem aos alunos o desenvolvimento e a tomada de posse de um referencial linguístico discursivo que os permita escolher, criticar e julgar os principais aspectos de sua prática profissional.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Técnica e tecnologia 1.1 Tekhne e episteme (conhecimento científico e sabedoria prática) 1.2 Ciência e tecnologia 1.3 Civilização da técnica 1.4 Ciência e humanismo (razão crítica e razão instrumental)
2 Filosofia da mente e da linguagem. 2.1 Problema mente e corpo 2.2 Problema da consciência: interação homem-máquina 2.3 linguagem e realidade 2.4 Pensamento e cultura.
Procedimentos Metodológicos¶
Sensibilização filosófica a partir dos referenciais culturais dos alunos;
Problematização dos principais temas da filosofia da ciência, ética e do trabalho a partir de oficinas debates e do uso das experiências de pensamento;
Construção dos principais conceitos relativos aos problemas levantados em sala de aula
Confronto dos conceitos produzidos pelos alunos com os referenciais da tradição filosófica e da história da filosofia.
Recursos Didáticos¶
As aulas serão desenvolvidas com recursos que possibilitem a (re)construção da experiência filosófica em sala de aula (sensibilização, problematização, conceituação e confronto com a tradição) por meio do uso de recursos de suporte como textos filosóficos, livros didáticos, filmes, jogos ou mesmo experiências de pensamento que contextualizem os problemas e sensibilizem o aluno e ajudem a introduzir os temas e conteúdos da ética e da filosofia a partir de uma visão crítica do papel da tecnologia no universo vivencial dos alunos.
Avaliação¶
Avaliações discursivas, auto avaliação continuada, exercícios de construção e reconstrução de argumentos filosóficos presente em textos, jogos e oficinas em grupo a partir do uso de experiências de pensamento.
Bibliografia Básica¶
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: ATLAS, 2009.
BAGGINI, Julian. O porco filósofo: 100 experiências de pensamento para a vida cotidiana. Tradução de Edmundo Barreiros. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005.
BASTOS, Cleverson leite; CANDIOTTO, Kleber B.B. Filosofia da Ciência. Petrópolis: Vozes, 2008.
CAPISTRANO, Pablo. Simples Filosofia: a história da filosofia em 47 crônicas de Jornal. Rio de Janeiro: ROCCO, 2009.
CHARLES, Feitosa. Explicando a Filosofia com Arte. São Paulo: EDIOURO, 2004.