Qualidade de Vida e Trabalho

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Qualidade de Vida e Trabalho

  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Possibilitar o estudo e a vivencia da relação do movimento humano com a saúde, favorecendo a conscientização da importância das praticas corporais como elemento indispensável para a aquisição da qualidade de vida. Considerar a nutrição equilibrada, o lazer, a cultura, o trabalho e a afetividade como elementos associados para a conquista de um estilo de vida saudável.

Objetivos

GERAL Valorizar o corpo e a atividade física como meio de sentir-se bem consigo mesmo e com os outros, sendo capaz de relacionar o tempo livre e o lazer com sua vida cotidiana.

ESPECIFICOS Relacionar as capacidades físicas básicas, o conhecimento da estrutura e do funcionamento do corpo na atividade física e no controle de movimentos adaptando às suas necessidades e as do mundo do trabalho. Utilizar a expressividade corporal do movimento humano para transmitir sensações, ideias e estados de ânimo. Reconhecer os problemas de posturas inadequadas, dos movimentos repetitivos (LER e DORT), a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho ocasionando a perda da produtividade e a queda na qualidade de vida.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Qualidade de vida e Trabalho 1.1. Conceito de qualidade de vida e saúde. 1.2. Qualidade de vida e saúde no trabalho.

  2. Atividade Física e lazer 2.1. A atividade física regular e seus benefícios para a saúde. 2.2. A relação trabalho, atividade física e lazer.

  3. Programa de Atividade Física 3.1. Conceitos e tipos de Ginástica. 3.2. Esporte participação e de lazer. 3.3. Ginástica laboral

Procedimentos Metodológicos

 Aulas dialogadas.  Aulas expositivas.  Vivencias corporais.  Aulas de campo.  Oficinas pedagógicas.  Leitura e reflexão sobre textos.  Palestras.  Seminários.  Apreciação critica de vídeos, músicas, obras de arte.  Discussão de noticias e reportagens jornalísticas.  Pesquisa temática.

Recursos Didáticos

 Projetor de slides  Textos, dvd, cd, livros, revistas.  Bolas diversas  Cordas, bastões, arcos, colchonete, halteres.  Sala de ginástica.  Piscina  Quadra.  Campo.  Pátio.  Praças.