Língua Portuguesa e Literatura (4º ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática

  • Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura (4º ano)

  • Carga-Horária: 60h (80 h/a)

EMENTA

Textualidade e discurso; cena enunciativa, intencionalidade discursiva; sequências textuais; coesão e coerência. Gêneros textuais; variação linguística; aspectos descritivos e normativos de Língua Portuguesa; estudos literários.

PROGRAMA

Objetivos

 Quanto à gramática:  Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro (ou norma) padrão escrito (a).

 Quanto à leitura de textos:  Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante;  Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado;  Descrever a progressão discursiva;  Apropriar-se dos elementos coesivos e de suas diversas configurações;  Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.

 Quanto à produção de textos escritos:  Ler e produzir textos diversos, enfocando as sequências representativas dos gêneros estudados.

 Quanto ao estudo de literatura:  Estudo dos gêneros literários, correlacionando-os à cultura e à história. Considerar os aspectos temáticos, composicionais e estilísticos.

                                      Bases Científíco-Tecnológicas (Conteúdos)
  1. Conhecimentos linguísticos (variação linguística, descrição e norma da língua padrão, aspectos descritivos e normativos da língua padrão) 1.1 Reflexão sobre os processos de categorização (relações de coordenação e subordinação); 1.2 Percepção dos diferentes sentidos do texto: aspectos de coerência e progressão discursiva; 1.3 Observação, identificação, reflexão sobre as relações dos nomes e o funcionamento da língua.

  2. Leitura: texto acadêmico e texto científico 2.1 gêneros: artigo científico, relatório, resenha.

  3. Sequência explicativa 3.1 Macroestrutura e gêneros textuais representativos da sequência textual explicativa.

  4. Produção textual 4.1 Gêneros escritos em que predominem a sequência explicativa.

  5. Estudo do texto literário: literatura de entretenimento 5.1 Discurso e história 5.1 1 Discurso literário 5.1.2 Leitura: Romance de Ficção Científica; Romance Policial; Romance de Aventura; Romance Sentimental; 5.1.3 Teoria sobre a narrativa trivial.

  6. Estudo do texto literário: Literatura e cultura das mídias 6.1 Transformações da cultura nos séculos XX e XXI: as culturas erudita, popular e de massa. Expressões específicas da cultura popular, erudita e de massa. Diferenciação entre cultura popular e folclore; 6.1 O texto literário e a interface com as diversas mídias; 6.2 Literatura de entretenimento: best-seller, pulp-fiction etc.; 6.3 Gêneros televisivos: adaptações para TV: minisséries, seriados, telenovelas; 6.4 Adaptações e traduções intersemióticas (cinema, curtas, videoclipes, cenários digitais: video digital, e-books, chats, blogs etc). 6.5 Quadrinhos: leitura e análise do gênero. Diferenciações e especificidades entre as HQ: tirinha, banda desenhada, charge, cartum, graphic novel. 6.6 Relações entre as culturas: erudita, popular e de massa. Expressões específicas da cultura popular e suas manifestações; 6.7 Diferenciações entre cultura popular e folclore: suas transformações no Séc. XX e XXI.

Procedimentos Metodológicos

  • Aula expositiva dialogada, leituras dirigidas, atividades individuais e/ou em grupo, seminários, debates, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação. Projetos.

  • Utilização de: textos teóricos impressos produzidos e/ou adaptados pela equipe; exercícios impressos produzidos pela equipe; veículos de comunicação da mídia impressa, tais como jornais e revistas; obras representativas da literatura brasileira, africana e estrangeira; e textos produzidos pelos alunos;

Recursos Didáticos

Quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual por meio de atividades orais e escritas, como a produção de textos individuais e/ou em grupo, seminários e apresentações orais em sala, provas escritas, diário de leitura, projeto de pesquisa e pôster acadêmico (iniciação científica).

Bibliografia Básica

QUANTO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS/ ESTUDO DA LÍNGUA PADRÃO

  1. AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, Instituto Houaiss, 2008.

  2. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. ampl. e atualizada pelo Novo Acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

  3. CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002. [Col. Aprender e ensinar com textos, Coord. Geral Lígia Chiappini, v. 3].

  4. COSTA, Sérgio Roberto da. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

  5. DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. de S. (Orgs.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

  6. DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

  7. DIONÍSIO, A.; HOFFNAGEL, J.C. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Codes, 2005.

  8. MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. (Língua [gem]; 14).

  9. DISCINI, Norma. Comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

  10. FIORIN, JOSÉ Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

  11. FIORIN, JOSÉ Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11.ed. São Paulo: 1995.

  12. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

  13. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

  14. KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

  15. LEIBRUDER, A. P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (Coord.). Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000, p. 229-253. (Coleção Aprender e ensinar com textos), v. 5.

  16. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 5.ed. Trad. Cecília P. de Souza e Silva. São Paulo: Cortez, 2001.

  17. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In. DIONÍSIO, A. P,; MACHADO, A. A. ; BEZERRA, M. A. B. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002, p. 19-38.

  18. MACHADO, Anna Rachel et al. (Org.). Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

  19. ______. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

  20. SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre escritor e leitor moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

QUANTO AO ESTUDO DA LITERATURA/ GÊNEROS LITERÁRIOS

  1. BAKHTIN, Mikhail. Estética e criação verbal. 3.ed. Trad. do francês Maria Ermantina Galvão; rev. Marina Appenzeler. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [col. Ensino Superior]

  2. BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 2.ed. Porto Alegre: EdUFRGS, 2003.

  3. BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: formação do leitor: alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. [Novas Perspectivas; v.27]

  4. BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola ed., 2006. [Estratégias de ensino; V.2]

  5. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

  6. COSTA, Lígia Militz da; REMÉDIOS, Maria Luiza Ritzel. A tragédia: estrutura & história. São Paulo: Ática, 1988.