Psicologia das Relações de Trabalho

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Disciplina: Psicologia das Relações de Trabalho
  • Carga-Horária: 30h (40h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 2

EMENTA

Personalidade. Processo de socialização. Percepção social. Motivação. Aprendizagem e Inteligências Múltiplas. Comunicação Interpessoal e Organizacional. Grupo e Equipe. Liderança e administração de conflitos.

PROGRAMA

Objetivos

• A partir da compreensão da Personalidade e das emoções humanas, identificar os fundamentos dos comportamentos individuais e de grupo que interferem na percepção de si e do outro nas organizações. • Compreender a importância do processo de comunicação, como elemento facilitador do exercício profissional, participação em grupos e do trabalho em equipe, desenvolvendo uma interação eficaz através do uso adequado do feedback; • Conhecer processos psicológicos das relações humanas no trabalho no que se refere à liderança, à administração de conflitos, o comportamento ético e à postura profissional adequada;

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Personalidade e Emoções
    
  2. Processos de Socialização;
    
  3. Percepção Social;
    
  4. Aprendizagem e Inteligências Múltiplas;
    
  5. Motivação no trabalho;
    
  6. Formação de Grupo e Equipe;
    
  7. Comunicação Interpessoal e Organizacional;
    
  8. Liderança e administração de conflitos.
    

Procedimentos Metodológicos

A metodologia tem como base os princípios da dialogicidade constituída na relação professor-alunos, com o encaminhamento dos seguintes procedimentos: aulas expositivas dialogadas, discussões e debates em sala, estudos de texto, leitura dirigida, projeção de vídeos e filmes, seminários, painel integrador e estudos em grupo.

Recursos Didáticos

Livros didáticos, projetor multimídia, TV e vídeo, quadro branco, computador, revistas e periódicos, tecnologias da informação e comunicação, entre outros recursos coerentes com a atividade proposta.

Avaliação

O processo de avaliação será realizado continuamente, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas discussões de textos, debates, seminários, elaboração de portfólios de aprendizagem e demais atividades de aproveitamento. Constará de produções individuais e em grupo.

Bibliografia Básica

  1. BOCK, A. M. B. (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
    
  2. COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre:
    Artmed, 2004.
    
  3. FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
    

Bibliografia Complementar

  1. ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
    
  2. MESTRES, M. M.; GOÑI, J. O.; GALLART, I. S. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2016.
    
  3. MININNI, G. Psicologia cultural da mídia. 1. ed. São Paulo: A Girafa, 2008.
    
  4. LA TAILLE, Y. de; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo:
    Summus, 1998.
    
  5. COUTINHO, M. C.; FURTADO, O.; RAITZ, T. R. (Org). Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis:
    ABRAPSO Editora, 2015. Disponível em http://www.abrapso.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=475.