Estrutura de Dados¶
Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
Disciplina: Estrutura de Dados
Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): Algoritmos e Técnicas de Programação Número de créditos: 4
EMENTA¶
Análise de algoritmos. Estruturas de dados lineares: pilhas, filas e listas encadeadas. Estrutura de dados não-lineares: árvores. Fila de prioridade e Heaps. Dicionário de dados. Classificação de dados. Balanceamento em árvores.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
• Compreender conceitos utilizados no processo de desenvolvimento das estruturas de dados. • Desenvolver programas utilizando estruturas de dados. • Aplicar técnicas de pesquisa e classificação de dados.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
1. Conceitos Iniciais
1.1. Introdução: tipos primitivos de dados, vetores, matrizes, estruturas.
1.2. Tipos abstratos de dados (TADs).
1.3. Representação e implementação de TDA.
2. Recursividade
2.1. Definição, exemplos, simulação e implementação de recursividade.
3. Listas lineares
3.1. Definição, estruturas estáticas e dinâmicas, operações básicas em listas de elementos.
4. Pilhas
4.1. Definição do tipo abstrato e aplicações
4.2. Operações básicas em uma pilha
5. Filas
5.1. Definição do tipo abstrato e aplicações
5.2. Operações básicas em uma fila
5.3. Filas circulares
6. Classificação
6.1. Listas ordenadas. Métodos de classificação de dados por:
6.1.1. Inserção (direta e incrementos decrescentes)
6.1.2. Troca (bolha e partição)
6.1.3. Seleção (seleção direta e em árvore)
6.1.4. Distribuição e intercalação
6.2. Listas ligadas
6.2.1. Pilhas ligadas
6.2.2. Filas lidadas
6.2.3. Listas ligadas
6.2.4. Listas duplamente ligadas
7. Árvores
7.1. Conceito, representação e terminologia.
7.2. Árvores genéricas
7.3. Árvores binárias
7.4. Implementação de árvore genérica através de árvore binária
7.5. Algoritmos em árvores
8. Filas de prioridade e Heaps
8.1. Conceito, implementação e aplicações.
9. Dicionários de Dados
9.1. Tabela hash
9.2. Árvore binária de pesquisa
Procedimentos Metodológicos¶
• Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos. • Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas.
Recursos Didáticos¶
• Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.