Análise e Projeto Orientados a Objetos¶
Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
Disciplina: Análise e Projeto Orientados a Objetos
Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 4
EMENTA¶
Conceitos de análise e projeto orientados a objetos. Linguagem de modelagem unificada (UML). Objetivos, fluxo de trabalho e resultados das fases de: análise de requisitos, análise e projeto.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
• Compreender os conceitos da Análise e Projeto Orientado a Objetos; • Analisar problemas do mundo real e produzir uma abstração orientada a objetos utilizando UML; • Projetar soluções do mundo real e produzir uma abstração orientada a objetos utilizando UML;
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Análise Orientada a Objetos - AOO 1.1. AOO – Conceitos e Princípios 1.1.2 Objeto 1.1.2 Operações 1.2.4 Métodos 1.1.5 Solicitações 1.1.6 Classe
Princípios básicos 2.1 Abstração de dados ou classificação 2.2 Encapsulamento ou Identidade 2.3 Herança 2.4 Polimorfismo 2.5 AOO – Identificação e características de objetos 2.6 Identificação dos objetos 2.7 Características dos objetos 2.8 AOO – Especificações de objetos 2.9 AOO – Vantagens da OO
Introdução a Análise e Projeto Orientado a Objetos 3.1. Conceito de Análise e Projeto 3.2. Conceito de Análise e Projeto Orientado a Objetos 3.3. Linguagem de Modelagem Unificada 3.3.1. Histórico 3.3.2. Diagramas estáticos e dinâmicos 3.4. Processo Simplificado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Análise de Requisitos 4.1. Introdução 4.2. Levantamento de requisitos 4.3. Análise de requisitos 4.4. Tipos de requisitos 4.4.1. Funcionais e não Funcionais 4.4.2 .Outras classificações 4.5. Casos de Uso 4.5.1. Conceito de casos de uso e atores 4.5.2. Diagrama da UML 4.5.3. Detalhamento do caso de uso 4.6. Objetos 4.6.1. Classes 4.6.2. Diagrama de Objetos • Diagrama de classes • Diagrama de Instâncias 4.6.3. Atributo 4.6.4. Métodos 4.6.5. Ligações e Associações 4.6.6. Multiplicidade 4.6.7. Generalização e herança 4.6.8. Agregação
4.7. Diagrama de sequencia
Projeto Orientado a Objeto 5.1. Introdução 5.2. Fluxo de trabalho 5.3. Padrões para a atribuição de responsabilidade 5.4. Modelo estático do sistema 5.5. Modelo dinâmico do sistema
Procedimentos Metodológicos¶
• Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos; • Estudo de casos de uso; • Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas; • Utilização de quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.
Recursos Didáticos¶
• Avaliações escritas e práticas. • Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas). • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação¶
A frequência e a participação dos alunos nas aulas; o envolvimento em atividades individuais e/ou em grupo; a elaboração de relatórios e produção textual; a apresentação de seminários; avaliação escrita; a auto avaliação da participação nas atividades desenvolvidas.
Bibliografia Básica¶
LARMAN Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
FOWLER, M.; SCOTT, K. UML Essencial. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DENNIS, A. Análise e projeto de sistemas. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Bibliografia Complementar¶
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. Porto Alegre: Bookman, 2011.
KOSCIANSKI, A.; SOARES, M. S. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007.
RUMBAUGH , J. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
GAMMA, Erich et al. Padrões de Projeto: Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Makron Books, 2000
GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: guia prático. São Paulo: Novatec, 2007
CARDOSO, C. UML na prática: do problema ao sistema. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003. Software(s) de Apoio:
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