Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio

Curso

Tecnologia em Sistemas para Internet

Disciplina

Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio

Carga-Horária

60h (80h/a)

Pré-Requisito(s)

Redes sem fio

Número de créditos

4

EMENTA

Técnicas de programação para redes sem fio e redes celular; Programação usando tecnologias para dispositivos móveis.

PROGRAMA

Objetivos

  • Programar em ambiente móvel embarcado.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Revisão de redes sem fio

  2. Necessidade de programação em redes sem fio

  3. Programação em ambiente wireless

  4. Programação em dispositivos móveis 4.1. Aplicações para Bluetooth

  5. Programação para televisão digital

Procedimentos Metodológicos

Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas em laboratório; Desenvolvimento de projetos; Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas.

Recursos Didáticos

  • Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.

Avaliação

Avaliações escritas e práticas; Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas); Apresentação dos projetos desenvolvidos

Bibliografia Básica

  1. LECHETA, R. R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013.

  2. ABLESON, W. F. et al. Android em ação. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

  3. RAPPAPORT, T. S.; ALBINI, L. C. P. Comunicações sem fio: princípios e práticas. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

Bibliografia Complementar

  1. FREDERICK, G. R.; MACHADO, E.; LAL, R. Dominando o desenvolvimento web para smartphone: construindo aplicativos baseados em javascript, CSS, HTML e ajax para iphone, android palm pre, blackmerry, windols mobile e nokia s60. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

  2. COMER, D. E. e LIMA, A. S. Redes de computadores e internet: abrange transmissão de dados, ligações inter-redes, web e aplicações. Bookman

  3. ROSS, K.; KUROSE, J. Redes de Computadores e a Internet: uma nova abordagem. Addison Wesley

  4. PILGRIM, M. HTML 5: entendendo e executando. Rio de janeiro. Alta Books. 2011

  5. SILVA, M. S. JavaScript guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010. 604 p. il.

  6. Pierce, G. Unity iOS Game Development Beginners Guide. Disponível na biblioteca virtual Ebrary.

Software(s) de Apoio:

Linguagens de programação para dispositivos móveis embarcados.