Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio¶
- Curso
Tecnologia em Sistemas para Internet
- Disciplina
Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio
- Carga-Horária
60h (80h/a)
- Pré-Requisito(s)
Redes sem fio
- Número de créditos
4
EMENTA¶
Técnicas de programação para redes sem fio e redes celular; Programação usando tecnologias para dispositivos móveis.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Programar em ambiente móvel embarcado.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Revisão de redes sem fio
Necessidade de programação em redes sem fio
Programação em ambiente wireless
Programação em dispositivos móveis 4.1. Aplicações para Bluetooth
Programação para televisão digital
Procedimentos Metodológicos¶
Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas em laboratório; Desenvolvimento de projetos; Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas.
Recursos Didáticos¶
Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.
Avaliação¶
Avaliações escritas e práticas; Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas); Apresentação dos projetos desenvolvidos
Bibliografia Básica¶
LECHETA, R. R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013.
ABLESON, W. F. et al. Android em ação. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
RAPPAPORT, T. S.; ALBINI, L. C. P. Comunicações sem fio: princípios e práticas. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
Bibliografia Complementar¶
FREDERICK, G. R.; MACHADO, E.; LAL, R. Dominando o desenvolvimento web para smartphone: construindo aplicativos baseados em javascript, CSS, HTML e ajax para iphone, android palm pre, blackmerry, windols mobile e nokia s60. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
COMER, D. E. e LIMA, A. S. Redes de computadores e internet: abrange transmissão de dados, ligações inter-redes, web e aplicações. Bookman
ROSS, K.; KUROSE, J. Redes de Computadores e a Internet: uma nova abordagem. Addison Wesley
PILGRIM, M. HTML 5: entendendo e executando. Rio de janeiro. Alta Books. 2011
SILVA, M. S. JavaScript guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010. 604 p. il.
Pierce, G. Unity iOS Game Development Beginners Guide. Disponível na biblioteca virtual Ebrary.
Software(s) de Apoio:¶
Linguagens de programação para dispositivos móveis embarcados.