Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio =========================================== :Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet :Disciplina: Programação de Tecnologias Móveis e Sem fio :Carga-Horária: 60h (80h/a) :Pré-Requisito(s): Redes sem fio :Número de créditos: 4 EMENTA ------ Técnicas de programação para redes sem fio e redes celular; Programação usando tecnologias para dispositivos móveis. PROGRAMA -------- Objetivos ~~~~~~~~~ * Programar em ambiente móvel embarcado. Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 1. Revisão de redes sem fio 2. Necessidade de programação em redes sem fio 3. Programação em ambiente wireless 4. Programação em dispositivos móveis 4.1. Aplicações para Bluetooth 5. Programação para televisão digital Procedimentos Metodológicos ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas em laboratório; Desenvolvimento de projetos; Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas. Recursos Didáticos ~~~~~~~~~~~~~~~~~~ * Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos. Avaliação ~~~~~~~~~ Avaliações escritas e práticas; Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas); Apresentação dos projetos desenvolvidos Bibliografia Básica ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 1. LECHETA, R. R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013. 2. ABLESON, W. F. et al. Android em ação. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 3. RAPPAPORT, T. S.; ALBINI, L. C. P. Comunicações sem fio: princípios e práticas. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009. Bibliografia Complementar ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 1. FREDERICK, G. R.; MACHADO, E.; LAL, R. Dominando o desenvolvimento web para smartphone: construindo aplicativos baseados em javascript, CSS, HTML e ajax para iphone, android palm pre, blackmerry, windols mobile e nokia s60. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 2. COMER, D. E. e LIMA, A. S. Redes de computadores e internet: abrange transmissão de dados, ligações inter-redes, web e aplicações. Bookman 3. ROSS, K.; KUROSE, J. Redes de Computadores e a Internet: uma nova abordagem. Addison Wesley 4. PILGRIM, M. HTML 5: entendendo e executando. Rio de janeiro. Alta Books. 2011 5. SILVA, M. S. JavaScript guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010. 604 p. il. 6. Pierce, G. Unity iOS Game Development Beginners Guide. Disponível na biblioteca virtual Ebrary. Software(s) de Apoio: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Linguagens de programação para dispositivos móveis embarcados.