Língua Inglesa

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Disciplina: Língua Inglesa
  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 4

EMENTA

Introdução e prática das estratégias de compreensão escrita que favoreçam uma leitura mais eficiente e independente de textos variados em língua inglesa.

PROGRAMA

Objetivos

• Desenvolver habilidades de leitura e escrita na língua inglesa e o uso competente dessa no cotidiano; • Construir textos básicos, em inglês, usando as estruturas gramaticais adequadas; • Praticar a tradução de textos do inglês para o português; • Compreender textos em inglês, através de estratégias cognitivas e estruturas básicas da língua; • Utilizar vocabulário da língua inglesa nas áreas de formação profissional; • Desenvolver projetos multidisciplinares, interdisciplinares utilizando a língua inglesa como fonte de pesquisa

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Considerações gerais sobre a leitura 1.1. Conceituação 1.2. Razões para se ler em língua estrangeira 1.3. O processo comunicativo 1.4. Abordagem intensiva e extensiva da leitura 1.5. Relação entre técnicas de leitura e os níveis de compreensão do texto.
  2. Introdução às estratégias de leitura 2.1. Lay-out 2.2. Skimming/scanning 2.3. Utilização de informação não-linear 2.3.1. Convenções gráficas 2.3.2. Indicações de referências 2.3.3. Informações não-verbal 2.4. Key words 2.5. Cognates 2.6. Word formation 2.7. Linking words 2.8. Note-taking 2.9. Coesão/coerência 2.9.1. Referência 2.9.2. Substituição 2.9.3. Elipse 2.9.4. Coesão léxica 2.10 interpretação dos marcadores de discurso 2.10.1. Sinais de sequência entre eventos 2.10.2. Sinais de organização do discurso 2.10.3. Sinais de ponto de vista do autor 2.10.3.1. Utilização do significado dos tempos verbais 2.10.3.2. Utilização do significado dos tempos modais

Procedimentos Metodológicos

Aulas expositivas com discussão; seminários temáticos; aulas práticas em laboratório; discussões presenciais de estudos de casos e de textos previamente selecionados.

Recursos Didáticos

Computador; internet; projetor de multimídia, retro-projetor, dvds, televisor, e cd-roms.

Avaliação

Instrumentos: provas com questões subjetivas e objetivas; trabalhos intermediários; tradução de textos; trabalhos de