Espanhol

ANEXO IV – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Disciplina: Espanhol
  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos 02

EMENTA

Estudo da língua espanhola, através da leitura de diferentes gêneros textuais. Habilidades de leitura e interpretação de textos pertinentes ao curso. Noções de termos técnicos e ampliação de vocabulário.

PROGRAMA

Objetivos

• Desenvolver habilidades de leitura na língua espanhola; • Compreender textos em espanhol, através de estratégias cognitivas e estruturas básicas da língua; • Utilizar vocabulário da língua espanhola nas áreas de energias renováveis; • Desenvolver projetos multidisciplinares, interdisciplinares utilizando a língua espanhola como fonte de pesquisa. • Habilitar o aluno a ler, interpretar e compreender textos acadêmicos e técnicos da área de tecnologia em energias renováveis através da utilização de estratégias de leitura.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Estratégias de Leitura
    1.1. Compreender textos verbais e não-verbais.
    1.2. Identificação de ideia central
    1.3. Localização de informação específica e compreensão da estrutura do texto
    1.4. Compreender a coesão e coerência textuais.
    1.5. Exercício de inferência
    
  2. Estratégias de Leitura
    2.1. Produção de resumos, em português, dos textos lidos.
    2.2. Uso de elementos gráficos para “varredura” de um texto.
    
  3. Conteúdo Sistêmico
    3.1. Alfabeto (letras e sons): as letras particulares do espanhol (ch/ll/ñ); sons de r/rr/j/ge/gi; variações linguísticas
          fonéticas (ll/y); s/ce,ci/za,zo,zu (seseo/ceceo).
    3.2. Los pronombres complementos
    3.3. Las conjunciones
    3.4. Falsos cognatos
    3.5. Los heterogenéricos
    3.6. Coesão e coerência textual
    

Procedimentos Metodológicos

Aulas expositivas com discussão; Seminários temáticos; Discussões presenciais de textos previamente selecionados.

Recursos Didáticos

• Internet; projetor de multimídia, computador, materiais fotocopiados, áudio.

Avaliação

A avaliação tem caráter contínuo e os resultados da aprendizagem são aferidos através de provas, questionamentos orais, trabalhos escritos, assiduidade, pontualidade, e participação nas aulas, destacando: trabalhos individuais e em grupo; participação em discussões e seminários presenciais; desenvolvimento de projetos multidisciplinares e interdisciplinares.

Bibliografia Básica

  1. MILANI. E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
    
  2. MORENO, C.; ERES FERNÁNDEZ, G. Gramática contrastiva del español para brasileños. España: SGEL, 2007.
    
  3. SEÑAS. Diccionario para la Enseñanza de la Lengua Española para Brasileños. Universidad de Alcalá, SP: Martins Fontes,
    2002.