Programação em Ambiente de Redes

Curso

Tecnologia em Sistemas para Internet

Disciplina

Programação em Ambiente de Redes

Carga-Horária

60h (80h/a)

Pré-Requisito(s)

Redes de Computadores

Número de créditos

4

EMENTA

Técnicas de programação para redes; Programação usando sockets.

PROGRAMA

Objetivos

  • Programar em ambiente de redes para comunicação de dados.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Revisão de redes de computadores;

  2. Necessidade de programação em redes;

  3. Programação em redes nas camadas do modelo OSI;

  4. Programação usando sockets;

  5. Programação para a camada de aplicação;

  6. Programação P2P.

Procedimentos Metodológicos

Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas em laboratório; Desenvolvimento de projetos; Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas.

Recursos Didáticos

Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.

Avaliação

Avaliações escritas e práticas; Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas); Apresentação dos projetos desenvolvidos

Bibliografia Básica

  1. COSTA, D. G. Java em rede recursos avançados de programação. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

  2. STEVENS, R. W. Programação de rede UNIX: API para soquetes de rede. Bookman

  3. FOROUZAN, B. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Bookman

Bibliografia Complementar

  1. COMER, D. E. e LIMA, A. S. Redes de computadores e internet: abrange transmissão de dados, ligações inter-redes, web e aplicações. Bookman

  2. ROSS, K.; KUROSE, J. Redes de Computadores e a Internet: uma nova abordagem. Addison Wesley

  3. ALVES, M. M. Sockets linux. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

  4. COMER, D. E.; VIEIRA, D. Interligação de redes com TCP/IP: princípios, protocolos e arquitetura. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2015.

  5. WALDO, J; MACHADO, E. O melhor do Java Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

Software(s) de Apoio:

Netbeans, Eclipse, JavaMail.