Algoritmos e Técnicas de Programação

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet

  • Disciplina: Algoritmos e Técnicas de Programação

  • Carga-Horária: 90h (120h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 6

EMENTA

Algoritmos, comandos de entrada e saída, estruturas condicionais, estruturas de decisão, strings, arrays e funções. Implementação de algoritmos em uma linguagem de programação imperativa.

PROGRAMA

Objetivos

• Compreender os conceitos fundamentais de algoritmos como forma de solução de problemas. • Desenvolver o raciocínio lógico através das técnicas de programação vistas durante o curso. • Elaborar e desenvolver algoritmos em notação de pseudocódigo (português estruturado). • Introduzir ferramentas de auxílio ao aprendizado de algoritmos e de desenvolvimento. • Capacitar o aluno a codificar programas de média complexidade em uma linguagem de programação imperativa.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Fundamentos de Lógica de Programação 1.1. Algoritmo (metalinguagem) 1.2. Conceitos de memória, variáveis e constantes. 1.3. Tipos básicos de dados 1.4. Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. 1.5. Comandos básicos de entrada e saída e atribuição 1.6. Conceito de bloco de comandos 1.7. Estruturas de controle de fluxo 1.8. Condicional: se, se-senão, se encadeado e caso. 1.9. Repetição: para, enquanto e repita.

  2. Estruturas de Dados Homogêneas 2.1 Vetores e matrizes 2.2 Cadeias de caracteres (strings)

  3. Estruturas de dados heterogêneas (registros)

  4. Modularização 4.1. Variáveis locais e globais 4.2. Funções 4.3. Passagem de parâmetros por valor e por referência 4.4. Recursividade 4.5. Noções de biblioteca de funções

  5. Ponteiros 5.1. Operador endereço e operador de acesso indireto 5.2. Alocação dinâmica de memória

  6. Estudo de uma linguagem de Programação Imperativa 6.1. Noções de compiladores e interpretadores, 6.2. Ferramentas de desenvolvimento 6.3. Sintaxe e semântica da linguagem 6.4. Estudo de cada elemento da linguagem (tipos, instruções, estruturas de controle, etc ). 6.5. Resolução de problemas utilizando a linguagem

Procedimentos Metodológicos

• Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório. • Utilização de quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor. • Utilização de ferramentas (Visualg, g++, etc).

Recursos Didáticos

• Livros didáticos, projetor multimídia, TV e vídeo, quadro branco, computador, revistas e periódicos, tecnologias da informação e comunicação, entre outros recursos coerentes com a atividade proposta.

Avaliação

• Avaliações teóricas e práticas (no laboratório). • Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios).