Gestão e Empreendedorismo

ANEXO III – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA UNIDADE TECNOLÓGICA DO NÚCLEO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Disciplina: Gestão e Empreendedorismo
  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 4

EMENTA

Aspectos relacionados à prática do empreendedorismo. Gerenciando recursos empresariais. Plano de negócios: importância, estrutura e apresentação. Caminhos a seguir e recursos disponíveis para o empreendedor.

PROGRAMA

Objetivos

   • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade empreendedora através de atividades teóricas e práticas;
   • Fazer uso das tecnologias da informação, adequando-as aos novos modelos organizacionais e dos processos e
   sistemas de inovação tecnológica;

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

   1.   Empreendedorismo
         1.1.    O mundo globalizado e seus desafios e potencialidades
         1.2.    Conhecendo o empreendedorismo (introdução, estudos, definições de diversos autores).
         1.3.    Características dos empreendedores
         1.4.    Competências e Habilidades: persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência,
         persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, busca de oportunidades, busca de informações,
         planejamento e monitoramento sistemático, estabelecimento de metas, correr riscos calculados.
         1.5.    Identificação de oportunidades de negócio
   2.   Gerenciando os recursos empresariais
         2.1.    Gerenciando a equipe
         2.2.    Gerenciando a produção
         2.3.    Gerenciando o marketing
         2.4.    Gerenciando as finanças
   3.   Plano de negócios
         3.1.    A importância do plano de negócios
         3.2.    Estrutura do plano de negócios
         3.3.    Elementos de um plano de negócios eficiente
         3.4.    Exemplo de um plano de negócios
   4.   Assessoria para o negócio
         4.1.    Buscando assessoria: incubadoras de empresas, SEBRAE, Franchising, Universidades e institutos de
         pesquisa, assessoria jurídica e contábil.
         4.2.    Criando a empresa
         4.3.    Questões legais de constituição da empresa: tributos, marcas e patentes.
   5.   Apresentação de planos de negócios

Procedimentos Metodológicos

• (Aulas expositivas; Estudos dirigidos; Seminários; Vídeos; Dinâmicas de grupo; Visitas técnicas; Palestras.

Recursos Didáticos

• Quadro branco e pincel; computador; internet; projetor de multimídia.

Avaliação

• Trabalho escrito; Apresentação de seminários; Relatórios; Avaliação escrita.

Bibliografia Básica

  1. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
    
  2. CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
    
  3. CHIAVENATO, I. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2005.