Educação Ambiental

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Disciplina: Educação Ambiental
  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): — Número de créditos: 4

EMENTA

Embasamentos do meio ambiente, da ecologia, da educação e do desenvolvimento sustentável. Relação homem com a natureza. Bases da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico. Ética ambiental. Educação Ambiental e multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Educação Ambiental e compromisso. Projetos de Educação Ambiental na área de Sistemas para Internet.

PROGRAMA

Objetivos

Construir o conhecimento em Educação Ambiental (EA), através de diversas abordagens e marcos teóricos na área, visando à efetiva participação para a inclusão da EA nos diversos projetos a serem desenvolvidos na rede escolar.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Ambiente, desenvolvimento e educação. 1.1 Paradigmas do Ambiente. 1.2 Paradigmas do Desenvolvimento. 1.3 Paradigmas da Educação.
  2. O homem e o mundo natural 2.1 Apontamentos sobre as relações entre sociedade, natureza e cultura. 2.2 O que é meio ambiente 2.3 O que é ecologia 2.4 O que é desenvolvimento sustentável 2.5 A questão ambiental no Brasil e no mundo
  3. Ética, Educação Ambiental e Cidadania.
  4. Relações disciplinares e a Educação Ambiental: multi, pluri, inter e transdisciplinaridade.
  5. Compromissos Mundiais da Educação Ambiental. 5.1 Carta da Terra. 5.2 Agenda 21. 5.3 O mercado de carbono e o Protocolo de Kyoto
  6. Elaboração de projetos de Educação Ambiental na área de Sistemas para Internet.

Procedimentos Metodológicos

Serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas teórico-práticos, seminários, relatórios, integrando com os diferentes saberes.

Recursos Didáticos

Quadro branco e pincel, projetor multimídia, computador, TV/DVD e vídeos.

Avaliação

• Avaliação dos conhecimentos adquiridos pela disciplina. • Trabalhos realizados em grupo e individual por meio de aulas práticas ou teóricas. • Relatórios de pesquisa.

Bibliografia Básica

  1. CHAGAS, K. K. N. Por uma educação ambiental corporalizada: a emoção em trilhas interpretativas. Natal: IFRN, 2011.
  2. BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudança da Agenda 21. 11. ED. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
  3. BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.

Bibliografia Complementar

  1. DIAS G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
  2. GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.
  3. REIGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2009.
  4. LISBOA, C. P.; KINDEL, E. A. I. Educação ambiental da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  5. BARBIERI J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva,
  6. DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2011. Software(s) de Apoio: