# Educação Ambiental * Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet * Disciplina: Educação Ambiental * Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos: 4 ## EMENTA Embasamentos do meio ambiente, da ecologia, da educação e do desenvolvimento sustentável. Relação homem com a natureza. Bases da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico. Ética ambiental. Educação Ambiental e multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Educação Ambiental e compromisso. Projetos de Educação Ambiental na área de Sistemas para Internet. ## PROGRAMA ### Objetivos Construir o conhecimento em Educação Ambiental (EA), através de diversas abordagens e marcos teóricos na área, visando à efetiva participação para a inclusão da EA nos diversos projetos a serem desenvolvidos na rede escolar. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Ambiente, desenvolvimento e educação. 1.1 Paradigmas do Ambiente. 1.2 Paradigmas do Desenvolvimento. 1.3 Paradigmas da Educação. 2. O homem e o mundo natural 2.1 Apontamentos sobre as relações entre sociedade, natureza e cultura. 2.2 O que é meio ambiente 2.3 O que é ecologia 2.4 O que é desenvolvimento sustentável 2.5 A questão ambiental no Brasil e no mundo 3. Ética, Educação Ambiental e Cidadania. 4. Relações disciplinares e a Educação Ambiental: multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. 5. Compromissos Mundiais da Educação Ambiental. 5.1 Carta da Terra. 5.2 Agenda 21. 5.3 O mercado de carbono e o Protocolo de Kyoto 6. Elaboração de projetos de Educação Ambiental na área de Sistemas para Internet. ### Procedimentos Metodológicos Serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas teórico-práticos, seminários, relatórios, integrando com os diferentes saberes. ### Recursos Didáticos Quadro branco e pincel, projetor multimídia, computador, TV/DVD e vídeos. ### Avaliação • Avaliação dos conhecimentos adquiridos pela disciplina. • Trabalhos realizados em grupo e individual por meio de aulas práticas ou teóricas. • Relatórios de pesquisa. ### Bibliografia Básica 1. CHAGAS, K. K. N. Por uma educação ambiental corporalizada: a emoção em trilhas interpretativas. Natal: IFRN, 2011. 2. BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudança da Agenda 21. 11. ED. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 3. BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001. ### Bibliografia Complementar 1. DIAS G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004. 2. GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996. 3. REIGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2009. 4. LISBOA, C. P.; KINDEL, E. A. I. Educação ambiental da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012. 5. BARBIERI J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. 6. DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2011. Software(s) de Apoio: