Programação Orientada a Objetos

  • Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet

  • Disciplina: Programação Orientada a Objetos

  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): Algoritmos e Técnicas de Programação Número de créditos: 4

EMENTA

Orientação a objetos. Programação orientada a objetos: objetos, classes, herança, polimorfismo e interfaces. Tratamento de exceção. Empacotamento de classes. Serialização e persistência de objetos. Interface com gráfica com o usuário e tratamento de eventos.

PROGRAMA

Objetivos

• Aplicar os conceitos da POO (Programação Orientação a Objetos); • Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos; • Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente; • Aplicar as técnicas de desenvolvimento de algoritmos

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Introdução a Programação em Linguagem Orientada a Objetos
    1.1. Programa fonte, compilação, execução e máquina virtual.
    
  2. Fundamentos de Programação Orientada a Objetos (POO)
    1.2. Objetos, classes, atributos e métodos.
    1.3. Estado, comportamento e identidade.
    1.4. Abstração e encapsulamento
    1.5. Herança e polimorfismo
    1.6. Interfaces
    
  3. Tratamento de Exceções
    
  4. Pacotes e Archieves
    
  5. Serialização e persistência de objetos
    1.7. Serialização de objetos
    1.8. Arquivos e Fluxos
    
  6. Interface Gráfica com Usuário - GUI
    
  7. Tratamento de eventos
    

Procedimentos Metodológicos

• Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos. • Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas. • Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.

Recursos Didáticos

Livros didáticos, projetor multimídia, TV e vídeo, quadro branco, computador, revistas e periódicos, tecnologias da informação e comunicação, entre outros recursos coerentes com a atividade proposta.

Avaliação

• Avaliações escritas e práticas. • Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas). • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Bibliografia Básica

  1. HORSTMANN, C. S.; CORNELL G. Core Java. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  2. DEITEL, H. M. e DEITEL, P. J. Java: como programar. Bookman, 2003

  3. BORATTI, Isaias Camilo. Programação orientada a objetos em java. Florianópolis: Visual Books, 2007.

Bibliografia Complementar

  1. BARNES, D. e KOLLING, M. Programação Orientada a Objetos com Java. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2009

  2. SIERRA, K.; BATES, B.; COELHO, A. J. (trad.). Use a cabeça: Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

  3. GONÇALVES, E. Dominando NetBeans. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

  4. SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

  5. BLOCH, J. Java efetivo. 3. ed., rev. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2010. Software(s) de Apoio:

BlueJ, Astah Community, Eclipse IDE, Netbeans.