Programação Orientada a Objetos¶
Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet
Disciplina: Programação Orientada a Objetos
Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): Algoritmos e Técnicas de Programação Número de créditos: 4
EMENTA¶
Orientação a objetos. Programação orientada a objetos: objetos, classes, herança, polimorfismo e interfaces. Tratamento de exceção. Empacotamento de classes. Serialização e persistência de objetos. Interface com gráfica com o usuário e tratamento de eventos.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
• Aplicar os conceitos da POO (Programação Orientação a Objetos); • Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos; • Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente; • Aplicar as técnicas de desenvolvimento de algoritmos
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Introdução a Programação em Linguagem Orientada a Objetos 1.1. Programa fonte, compilação, execução e máquina virtual.
Fundamentos de Programação Orientada a Objetos (POO) 1.2. Objetos, classes, atributos e métodos. 1.3. Estado, comportamento e identidade. 1.4. Abstração e encapsulamento 1.5. Herança e polimorfismo 1.6. Interfaces
Tratamento de Exceções
Pacotes e Archieves
Serialização e persistência de objetos 1.7. Serialização de objetos 1.8. Arquivos e Fluxos
Interface Gráfica com Usuário - GUI
Tratamento de eventos
Procedimentos Metodológicos¶
• Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos. • Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas. • Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor, vídeos.
Recursos Didáticos¶
Livros didáticos, projetor multimídia, TV e vídeo, quadro branco, computador, revistas e periódicos, tecnologias da informação e comunicação, entre outros recursos coerentes com a atividade proposta.
Avaliação¶
• Avaliações escritas e práticas. • Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas). • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Bibliografia Básica¶
HORSTMANN, C. S.; CORNELL G. Core Java. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
DEITEL, H. M. e DEITEL, P. J. Java: como programar. Bookman, 2003
BORATTI, Isaias Camilo. Programação orientada a objetos em java. Florianópolis: Visual Books, 2007.
Bibliografia Complementar¶
BARNES, D. e KOLLING, M. Programação Orientada a Objetos com Java. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2009
SIERRA, K.; BATES, B.; COELHO, A. J. (trad.). Use a cabeça: Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
GONÇALVES, E. Dominando NetBeans. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.
SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
BLOCH, J. Java efetivo. 3. ed., rev. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2010. Software(s) de Apoio:
BlueJ, Astah Community, Eclipse IDE, Netbeans.