# Psicologia das Relações de Trabalho * Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet * Disciplina: Psicologia das Relações de Trabalho * Carga-Horária: 30h (40h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos: 2 ## EMENTA Personalidade. Processo de socialização. Percepção social. Motivação. Aprendizagem e Inteligências Múltiplas. Comunicação Interpessoal e Organizacional. Grupo e Equipe. Liderança e administração de conflitos. ## PROGRAMA ### Objetivos • A partir da compreensão da Personalidade e das emoções humanas, identificar os fundamentos dos comportamentos individuais e de grupo que interferem na percepção de si e do outro nas organizações. • Compreender a importância do processo de comunicação, como elemento facilitador do exercício profissional, participação em grupos e do trabalho em equipe, desenvolvendo uma interação eficaz através do uso adequado do feedback; • Conhecer processos psicológicos das relações humanas no trabalho no que se refere à liderança, à administração de conflitos, o comportamento ético e à postura profissional adequada; ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Personalidade e Emoções 2. Processos de Socialização; 3. Percepção Social; 4. Aprendizagem e Inteligências Múltiplas; 5. Motivação no trabalho; 6. Formação de Grupo e Equipe; 7. Comunicação Interpessoal e Organizacional; 8. Liderança e administração de conflitos. ### Procedimentos Metodológicos A metodologia tem como base os princípios da dialogicidade constituída na relação professor-alunos, com o encaminhamento dos seguintes procedimentos: aulas expositivas dialogadas, discussões e debates em sala, estudos de texto, leitura dirigida, projeção de vídeos e filmes, seminários, painel integrador e estudos em grupo. ### Recursos Didáticos Livros didáticos, projetor multimídia, TV e vídeo, quadro branco, computador, revistas e periódicos, tecnologias da informação e comunicação, entre outros recursos coerentes com a atividade proposta. ### Avaliação O processo de avaliação será realizado continuamente, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas discussões de textos, debates, seminários, elaboração de portfólios de aprendizagem e demais atividades de aproveitamento. Constará de produções individuais e em grupo. ### Bibliografia Básica 1. BOCK, A. M. B. (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 2. COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3. FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. ### Bibliografia Complementar 1. ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. 2. MESTRES, M. M.; GOÑI, J. O.; GALLART, I. S. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2016. 3. MININNI, G. Psicologia cultural da mídia. 1. ed. São Paulo: A Girafa, 2008. 4. LA TAILLE, Y. de; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1998. 5. COUTINHO, M. C.; FURTADO, O.; RAITZ, T. R. (Org). Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis: ABRAPSO Editora, 2015. Disponível em http://www.abrapso.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=475.