Programação Orientada a Objetos

  • Curso: Tecnologia em Redes de Computadores

  • Disciplina: Programação Orientada a Objetos

  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-

PROGRAMAção de computadores Número de créditos 4

Requsito(s):

EMENTA

Conceitos básicos. Biblioteca de objetos. Implementação de uma aplicação OO. Exceções. Agrupamento de classes. Coleções de objetos. Arquivos. Eventos

PROGRAMA

Objetivos

 Aplicar os conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos);
 Desenvolver aplicações usando linguagem com suporte a POO;
 Usar bibliotecas de objetos para desenvolver programas orientados a objetos

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Conceitos básicos 1.1. Classes e objetos 1.2. Atributos e métodos 1.3. Estado, comportamento e identidade 1.4. Abstração e encapsulamento 1.5. Herança e polimorfismo 1.6. Interfaces

  2. Biblioteca de objetos 2.1. Uso de classes já desenvolvidas

  3. Implementação de uma aplicação OO 3.1. Compreensão de um diagrama de classes UML 3.2. Criação de objetos a partir de classes fornecidas em bilbliotecas 3.3. Definindo classes 3.4. Associação entre objetos: composição e agregação 3.5. Associação entre classes: herança

  4. Exceções 4.1. Conceitos 4.2. Identificando erros 4.3. Exceções verificadas e não verificadas 4.4. Definição de exceções

  5. Agrupamento de classes 5.1. Princípios 5.2. Pacotes 5.3. Empacotamento

  6. Coleções de objetos 6.1. Biblioteca de coleções 6.2. Listas, conjuntos e mapas 6.3. Tipos genéricos

  7. Arquivos 7.1. Conceitos 7.2. Acesso 7.3. Criação 8.1. Conceitos 8.2. Tratamento 8.3. Geração de eventos

Procedimentos Metodológicos

 Aulas teóricas expositivas  Aulas práticas em laboratório;  Leitura de textos, palestras, seminários e pesquisas bibliográficas;  Desenvolvimento de projetos.

Recursos Didáticos

 Quadro branco, computador e projetor multimídia

Avaliação

 Avaliações escritas e práticas;
 Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas);
 Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Bibliografia Básica

  1. DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. Bookman, 2003.

  2. SUN Microsystem: The Java Tutorial. Disponível em: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Bibliografia Complementar

  1. CORNELL, Gary; HORSTMANN, Cay S. Core Java 2. Vol.1: fundamentos. Makron Books, 2000.

  2. CORNELL, Gary; HORSTMANN, Cay S. Core Java 2. Vol.2: recursos avançados. Makron Books,

  3. ECKEL, Bruce. Thinking Java. 2ª Edição. Prentice-Hall do Brasil, 2000.

  4. KNUDSEN, Jonathan e NIEMEYER, Patrick. Aprendendo Java. Editora Campus, 2000. Software(s) de Apoio: