Programação Orientada a Objetos¶
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Programação Orientada a Objetos
Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-
PROGRAMAção de computadores Número de créditos 4¶
Requsito(s):
EMENTA¶
Conceitos básicos. Biblioteca de objetos. Implementação de uma aplicação OO. Exceções. Agrupamento de classes. Coleções de objetos. Arquivos. Eventos
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Aplicar os conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos);
Desenvolver aplicações usando linguagem com suporte a POO;
Usar bibliotecas de objetos para desenvolver programas orientados a objetos
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
Conceitos básicos 1.1. Classes e objetos 1.2. Atributos e métodos 1.3. Estado, comportamento e identidade 1.4. Abstração e encapsulamento 1.5. Herança e polimorfismo 1.6. Interfaces
Biblioteca de objetos 2.1. Uso de classes já desenvolvidas
Implementação de uma aplicação OO 3.1. Compreensão de um diagrama de classes UML 3.2. Criação de objetos a partir de classes fornecidas em bilbliotecas 3.3. Definindo classes 3.4. Associação entre objetos: composição e agregação 3.5. Associação entre classes: herança
Exceções 4.1. Conceitos 4.2. Identificando erros 4.3. Exceções verificadas e não verificadas 4.4. Definição de exceções
Agrupamento de classes 5.1. Princípios 5.2. Pacotes 5.3. Empacotamento
Coleções de objetos 6.1. Biblioteca de coleções 6.2. Listas, conjuntos e mapas 6.3. Tipos genéricos
Arquivos 7.1. Conceitos 7.2. Acesso 7.3. Criação 8.1. Conceitos 8.2. Tratamento 8.3. Geração de eventos
Procedimentos Metodológicos¶
Aulas teóricas expositivas Aulas práticas em laboratório; Leitura de textos, palestras, seminários e pesquisas bibliográficas; Desenvolvimento de projetos.
Recursos Didáticos¶
Quadro branco, computador e projetor multimídia
Avaliação¶
Avaliações escritas e práticas;
Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas);
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Bibliografia Básica¶
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. Bookman, 2003.
SUN Microsystem: The Java Tutorial. Disponível em: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
Bibliografia Complementar¶
CORNELL, Gary; HORSTMANN, Cay S. Core Java 2. Vol.1: fundamentos. Makron Books, 2000.
CORNELL, Gary; HORSTMANN, Cay S. Core Java 2. Vol.2: recursos avançados. Makron Books,
ECKEL, Bruce. Thinking Java. 2ª Edição. Prentice-Hall do Brasil, 2000.
KNUDSEN, Jonathan e NIEMEYER, Patrick. Aprendendo Java. Editora Campus, 2000. Software(s) de Apoio: