Programação de computadores Carga-Horária:

  • Curso: Tecnologia em Redes de Computadores 90h

  • Disciplina: Programação de computadores Carga-Horária: (120h/a) Pré- Número de créditos 6 Requsito(s):

EMENTA

Conceitos básicos. Modelo de dados. Atribuição e expressões. Comandos básicos de entrada e saída. Bloco de comandos. Estrutura de controle de fluxo condicional. Estrutura de repetição. Estrutura de dados homogêneas. Registros. Modularização. Bibliotecas. Entrada e saída. Tratamento de erros.

PROGRAMA

Objetivos

 Compreender os conceitos de implementação de algoritmos em linguagem de programação
 Desenvolver programas de computadores simples, em uma linguagem de programação, como
    forma de automatização de solução de problema.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Conceitos básicos 1.1. Programa de computador 1.2. Linguagem de programação

  2. Modelo de dados 2.1. Memória 2.2. Variáveis 2.3. Constantes. 2.4. Tipos de dados (inteiro, real, booleano, texto)

  3. Atribuição e expressões 3.1. Operadores Aritméticos

  4. Comandos básicos de entrada e saída 4.1. Informando dados via teclado 4.2. Mostrando dados no monitor de vídeo

  5. Bloco de comandos

  6. Estruturas de controle de fluxo condicionais 6.1. Se, Se-Senão 6.2. Operadores relacionais 6.3. Operadores lógicos

  7. Estruturas de controle de fluxo 7.1. Para (for) 7.2. Enquanto (while) 7.3. Faça enquanto (do…while)

  8. Estruturas de Dados Homogêneas 8.1. Vetores (arrays) 8.2. Strings (Cadeia de caracteres) 8.3. Matrizes

  9. Registros (Estruturas de Dados Heterogêneas)

  10. Modularização 10.1. Escopo de variáveis 10.2. Funções/Métodos 10.3. Recursividade

  11. Bibliotecas 11.1. Conceitos 11.3. Criação

  12. Entrada e saída 12.1. Fluxo de dados (Stream) 12.2. Arquivos 12.3. Sockets

  13. Tratamento de erros 13.1. O que são erros 13.2. Depuração (Debugging)

Procedimentos Metodológicos

 Aulas teóricas expositivas; Aulas práticas em laboratório; Leitura de textos, palestras, seminários e pesquisas bibliográficas; e Desenvolvimento de projetos.

Recursos Didáticos

 Quadro branco, computador e projetor multimídia

Avaliação

 Avaliações escritas e práticas; Trabalhos individuais e em grupo (listas de exercícios, estudos dirigidos, pesquisas); e Apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Bibliografia Básica

  1. LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à programação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 469 p. il. ISBN 85-352-1019-9.

  2. FORBELLONE, Andre L. V.; EBERSPACHER, Henri F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. Makron Books, 1993. (15)

  3. COMEN, Thomas H…[et al]; SOUZA, Vandenberg D. de. Algoritmos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 916 p. il. ISBN 85-352-0926-3.

Bibliografia Complementar

  1. LUTZ, Mark; ASCHER, David. Aprendendo python. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. 566 p. il. ISBN 978-85-7780-013-1.

  2. RANGEL, Eustáquio. Ruby: conhecendo a linguagem. Brasport, 2006. ISBN 8574522619.

  3. MEDINA, Marco; FERTIG, Cristina. Algoritmos e programação: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2006. 384 p. il. ISBN 85-7522-073-X. Software(s) de Apoio: • Interpretador Ruby/Python/Lua • Site(s): o http://ruby-lang.org o http://python.org/