Empreendedorismo¶
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores Carga horária:
Disciplina: Empreendedorismo 80(60h/a) Pré-Requsito(s): — Número de crédito: 2
EMENTA¶
Aspectos relacionados à prática do empreendedorismo. Gerenciando recursos empresariais. Plano de negócios: importância, estrutura e apresentação. Caminhos a seguir e recursos disponíveis para o empreendedor.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Contribuir para o desenvolvimento da capacidade empreendedora através de atividades teóricas e práticas; e Fazer uso das tecnologias da informação, adequando-as aos novos modelos organizacionais e dos processos e sistemas de inovação tecnológica. Conteúdo Programático
Empreendedorismo 1.1. O mundo globalizado e seus desafios e potencialidades 1.2. Conhecendo o empreendedorismo (introdução, estudos, definições de diversos autores). 1.3. Características dos empreendedores 1.4. Competências e Habilidades: persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, busca de oportunidades, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático, estabelecimento de metas, correr riscos calculados. 1.5. Identificação de oportunidades de negócio.
Gerenciando os recursos empresariais 2.1. Gerenciando a equipe 2.2. Gerenciando a produção 2.3. Gerenciando o marketing 2.4. Gerenciando as finanças
Plano de negócios 3.1. A importância do plano de negócios. 3.2. Estrutura do plano de negócios. 3.3. Elementos de um plano de negócios eficiente. 3.4. Exemplo de um plano de negócios.
Assessoria para o negócio 4.1. Buscando assessoria: incubadoras de empresas, SEBRAE, Franchising, Universidades e institutos de pesquisa, assessoria jurídica e contábil. 4.2. Criando a empresa. 4.3. Questões legais de constituição da empresa: tributos, marcas e patentes.
Apresentação de planos de negócios
Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos¶
Aulas expositivas, estudos dirigidos, seminários, vídeos, dinâmicas de grupo, visitas técnicas, palestras. Quadro branco, computador, projetor multimídia.
Avaliação¶
Trabalho escrito. Apresentação de seminários. Avaliação escrita.
Bibliografia Básica¶
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão. São Paulo: Atlas, 2003.
Bibliografia Complementar¶
CERTO, Samuel. Administração Moderna. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2005.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DRUCKER, Peter F., Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship) – Práticas e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.
FILION, Louis Jacques. O empreendedorismo como tema de estudos superiores. In: INSTITUTO EUVALDO LODI - IEL. Empreendedorismo: ciência, técnica e arte. 2. ed. Brasília: CNI/IEL, 1999.
FILION, Louis Jacques. Visão e relações: elementos para um metamodelo da atividade empreendedora. International Small Business Journal, 1991- Tradução de Costa, S.R.
FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando. Boa idéia! E agora? Plano de Negócio, o caminho mais seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000.
FERREIRA, Ademir Antonio. Et al. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1997.
GERBER, M. E., O mito do empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1992.
HINGSTON, Peter. Como abrir e administrar seu próprio negócio. São Paulo: Publifolha, 2001.
LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000.
Software(s) de Apoio:
Makemoney 2.0 (elaboração de plano de negócios), Powerpoint, Excel, Word www.planodenegocios.com.br, www.endeavor.org.br, www.sebrae.com.br
ANEXO III– EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA UNIDADE
TECNOLOGICA
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Sistemas Digitais
Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-requsito(s): — Número de créditos: 4
EMENTA¶
Introdução aos Sistemas Digitais; Sistemas Numéricos, Operações e Códigos; Álgebra Booleana e Simplificação Lógica; Portas Lógicas; Blocos Operacionais Fundamentais.
PROGRAMA¶
Objetivos¶
Conceituar os sistemas digitais;
Dominar os sistemas de numeração;
Apresentar a aritmética digital;
Conhecer as portas lógicas;
Analisar circuitos lógicos;
Apresentar os fundamentos básicos da linguagem de descrição de hardware.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)¶
1 Introdução aos Sistemas Digitais 1.1 Quantidades analógicas e digitais 1.2 Bits, bytes e palavras 1.3 Níveis lógicos 1.4 Formas de onda digitais 1.5 Circuitos digitais e lógicos 1.6 Circuitos combinacionais e sequenciais 1.7 Transmissão paralela e serial 2 Sistemas Numéricos 2.1 Numeração binária 2.2 Numeração hexadecimal 2.3 Conversão decimal-base n-decimal 2.4 Conversão hexadecimal-binário-hexadecimal 3 Códigos Fundamentais 3.1 Decimais codificados em binário (BCD) 3.2 Códigos para ação, condição ou estado 3.3 Códigos para transmissão serial de dados 3.4 Representação por ponto flutuante 3.5 Códigos alfanuméricos 3.6 Unicode 4 Operações Aritméticas 4.1 Soma hexadecimal e binária 4.2 Subtração hexadecimal e binária 4.3 Complemento de 1 e 2 para números binários 4.4 Números com sinal 4.5 Soma e subtração usando números com sinal 4.6 Operações de deslocamento 4.7 Multiplicação e divisão binária sem/com sinal 4.8 Aritmética BCD e com ponto flutuante 5 Álgebra Booleana e Portas Lógicas 5.2 Análise de circuitos lógicos 5.3 Expressões booleanas e tabelas-verdade 5.4 Formas padrões das expressões booleanas 5.5 Simplificação usando mapas-k (3 e 4 variáveis) 5.6 Circuitos padrões para equações SdP e PdS 5.7 Diagramas de tempo e tempo de propagação 6 Blocos Operacionais Combinacionais 6.1 Codificador de prioridade 6.2 Decodificadores de endereço 6.3 Multiplexadores 6.4 Ordenador binário 7 Blocos Operacionais Aritméticos 7.1 Somadores de 1 bit 7.2 Somador carry-chain 7.3 Somadores com sinal 7.4 Subtratores com sinal 7.5 Incrementador, decrementador e complementador de 2 7.6 Multiplicadores e divisores 7.7 Comparadores 7.8 Unidades lógico-aritméticas (ULAs) 8 Blocos Operacionais Sequenciais 8.1 Flip-flop JK 8.1.1 Flip-flop D 8.1.2 Flip-flop T 8.2 Contadores assíncronos 8.3 Contadores síncronos 8.4 Geradores de sinais 8.5 Divisores de frequência.
Procedimentos Metodológicos¶
Aula expositiva dialogada, listas de exercícios.
Recursos Didáticos¶
Quadro branco, computador e projetor multimídia.
Avaliação¶
A avaliação será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos, baseada na dialogicidade e no consenso dos critérios de avaliação, utilizando
instrumentos avaliativos diversos (observação, discussão, debate, projetos, pesquisas,
atividade de registro, painéis, seminários, listas de exercícios, prova, etc) realizados em
grupo ou individualmente.
Bibliografia Básica¶
FLOYD, T. Sistemas digitais: fundamentos e aplicações. 9ª edição, Bookman Editora, 2007;
PEDRONI, V. Eletrônica Digital Moderna e VHDL. Elsevier Editora, 2010;
TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S.; MOSS, G. L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11ª edição, Pearson do Brasil, 2011.
Bibliografia Complementar¶
BIGNELL, J. W.; DONAVAN, R. Eletrônica Digital. 5ª ed., Editora Cengage Learning, 2010.
CAPUANO, F. G.; IDOETA, I. V.. Elementos de Eletrônica Digital. 40ª ed., Editora Érica, 2007;
VAHID, F. Sistemas digitais: projetos, otimização e HDLs. 1ª ed., Bookman Editora, 2008. Software(s) de Apoio: