Língua Portuguesa

    ANEXO I – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO
                                      FUNDAMENTAL
  • Curso: Tecnologia em Redes de Computadores

  • Disciplina: Língua Portuguesa

  • Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-requsito(s): Número de créditos: 4 (EAD)

EMENTA

Tópicos de gramática, leitura e produção de textos.

PROGRAMA

Objetivos

Quanto à gramática:  Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro padrão escrito. Quanto à leitura de textos escritos:  Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante;  Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado;  Descrever a progressão discursiva;  Identificar os elementos coesivos e reconhecer se assinalam a retomada ou o acréscimo de informações;  Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa. Quanto à produção de textos escritos:  Produzir textos (representativos das sequências descritiva, narrativa e argumentativa e, respectivamente, dos gêneros verbete, relato de atividade acadêmica e artigo de opinião), considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e das demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Tópicos de gramática 1.1. Padrões frasais escritos 1.2. Convenções ortográficas 1.3. Pontuação 1.4. Concordância 1.5. Regência

  2. Tópicos de leitura e produção de textos 2.1. Competências necessárias à leitura e à produção de textos: competência lingüística, enciclopédica e comunicativa 2.2. Tema e intenção comunicativa 2.3. Progressão discursiva 2.4. Paragrafação: organização e articulação de parágrafos (descritivos, narrativos, argumentativos); 2.5. Seqüências textuais (descritiva, narrativa, argumentativa e injuntiva): marcadores lingüísticos e elementos macroestruturais básicos ; 2.6. Gêneros textuais (especificamente jornalísticos, técnicos e científicos): elementos composicionais, temáticos, estilísticos e programáticos 2.7. Coesão: mecanismos principais 2.8. Coerência: tipos de coerência (interna e externa) e requisitos de coerência interna (continuidade,

Procedimentos Metodológicos

 Aula dialogada;  Leitura dirigida;  Discussão; e  Exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação

Recursos Didáticos

 Quadro branco, projetor multimídia, textos de apoio.

Avaliação

 Atividades orais e escritas, individuais e em grupo.

Bibliografia Básica

  1. BECHARA, Evanildo, Moderna gramática portuguesa, Lucerna, 2005.

  2. FIORIN, José L., SAVIOLI, Francisco P.; Lições de texto: leitura e redação, Ática, 2000.

  3. FARACO, Carlos. A., TEZZA, C. Oficina de Texto, Vozes, 2003.

Bibliografia Complementar

  1. CAMARGO, Thaís N. de. Uso de Vírgula. Barueri, SP: Monole, 2005. (Entender o português; 1) Software(s) de Apoio: