Libras

  • Curso: Tecnologia em Redes de Computadores

  • Disciplina: Libras

  • Carga-Horária: 30h(40h/a) Número de créditos: 2 Pré-Requsito(s): –

EMENTA

Concepções sobre surdez. Implicações sociais, linguísticas, cognitivas, e culturais da surdez. Diferentes propostas pedagógico-filosóficas na educação de surdos. Surdez e Língua de Sinais: noções básicas.

PROGRAMA

Objetivos

 Compreender as diferentes visões sobre surdez, surdos e língua de sinais que foram construídas ao longo da história e como isso repercutiu na educação dos surdos;  Analisar as diferentes filosofias educacionais para surdos;  Conhecer a língua de sinais no seu uso e sua importância no desenvolvimento educacional da pessoa surda;  Aprender noções básicas de língua de sinais;

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Abordagem histórica da surdez e Mitos sobre as línguas de sinais;

  2. Abordagens Educacionais: Oralismo, Comunicação total, Bilinguismo;

  3. Língua de Sinais (básico) – exploração de vocabulário e diálogos em sinais: Alfabeto datilológico; expressões socioculturais; números e quantidade; noções de tempo; expressão facial e corporal; calendário; meios de comunicação; tipos de verbos; animais; objetos + classificadores; contação de histórias sem texto; meios de transportes; alimentos; relações de parentesco; profissões; advérbios;

  4. Filme sobre surdez.

Procedimentos Metodológicos

 Aulas práticas dialogadas, estudo de textos e atividades dirigidas em grupo, leitura de textos em casa, debate em sala de aula, visita a uma instituição de/para surdos, apresentação de filme.

Recursos Didáticos

 Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor.

Avaliação

 O aluno será avaliado pela frequência às aulas, participação nos debates, entrega de trabalhos a partir dos textos, entrega do relatório referente ao trabalho de campo e provas de compreensão e expressão em Libras.

Bibliografia Básica

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Deficiência Auditiva. Brasília: SEESP, 1997. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. FERNANDES, Sueli. É possível ser surdo em Português? Língua de sinais e escrita: em busca de uma aproximação. In: SKLIAR, C. (org.) Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Vol.II. Porto Alegre: Mediação, 1999.p.59-81. GESUELI, Z. M. A criança surda e o conhecimento construído na interlocução em língua de sinais. Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 1998. MOURA, M. C. de. O surdo: Caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. QUADROS, R. M. de e KARNOPP, L. B. Língua Brasileira de Sinais: Estudos linguísticos. Porto