4. Das Atribuições

  1. Do Tutor

    1. São atribuições do tutor:

      1. Colaborar com o docente no desempenho de tarefas didáticas, tais como: preparação de aulas práticas, aplicação de exercícios, trabalhos escolares e outros de natureza similar condizentes com seu grau de conhecimento e experiência;

      2. Cumprir as horas semanais de trabalho conforme consta no Edital e de acordo com o calendário pré-determinado pelo docente responsável;

      3. Cooperar no atendimento e orientação aos estudantes, esclarecendo e tirando dúvidas dos conteúdos ministrados nas aulas e/ou laboratórios, visando sua adaptação e maior integração na instituição;

      4. Identificar eventuais falhas na execução do processo de ensino, propondo ao docente medidas alternativas;

      5. Apresentar relatório mensal ao docente da disciplina;

      6. Incentivar a formação de grupos de estudo para discussão e debates sobre os conteúdos ministrados em sala de aula.

    2. O(A) tutor(a) não poderá substituir o papel do professor da área/disciplina da qual é monitor(a), ensinando novos conteúdos, aplicando provas ou substituindo o professor em sala de aula.

  2. Do Docente Responsável:

    1. São atribuições do docente responsável:

      1. Elaborar, articuladamente com o Coordenador do curso e o estudante, o plano de atividades a ser desenvolvido pelo Tutor;

      2. Orientar e acompanhar o tutor no desempenho das atividades programadas;

      3. Capacitar o tutor no uso de metodologias de ensino/aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;

      4. Promover o aprofundamento dos conhecimentos do tutor quanto ao conteúdo da disciplina;

      5. Avaliar, de forma contínua, o desempenho do tutor por meio de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do tutor;

      6. Acompanhar a redação do relatório das atividades desenvolvidas, assiná-lo juntamente com o tutor e encaminhá-lo às coordenações de cursos no prazo estabelecido;

      7. Identificar falhas eventuais no Programa de Tutoria, propor mudanças e encaminhá-las à diretoria de ensino; e

      8. Encaminhar relatório mensal ao coordenador do curso.