Sociologia do Trabalho

  • Curso: Técnico Subsequente em Redes de Computadores
  • Disciplina: Sociologia do Trabalho
  • Carga-Horária: 30h (40h/a)

EMENTA

Sociologia como ciência. As relações indivíduo-sociedade. Trabalho. Trabalho na sociedade capitalista. A divisão social do trabalho. Sindicalismo. As transformações no mundo do trabalho. Globalização. Reestruturação produtiva. Profissionalização. Trabalho no terceiro setor. Organizações. Economia solidária. Desigualdades sociais. Mobilidade social. Trabalho e cotidiano.

PROGRAMA

Objetivos

  • Compreender a Sociologia como ciência voltada para a análise e reflexão das relações sociais, propiciando uma visão crítica da realidade em que vive.
  • Compreender de que forma o trabalho organiza a sociedade e define suas características básicas;
  • Analisar e identificar as tendências e exigências do mundo do trabalho atual e as alternativas que vem sendo construídas;
  • Identificar e compreender os diferentes modos de organização do trabalho e de perceber sua importância nas demais estruturas sociais.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Sociologia: ciência da sociedade
    • O contexto do surgimento da Sociologia
    • Introdução ao pensamento clássico da Sociologia
    • Relações indivíduo-sociedade
  2. A organização do trabalho
    • Conceito de trabalho
    • Os modos de produção
    • Trabalho na sociedade capitalista
    • Trabalho e desigualdades sociais
    • A divisão social do trabalho,
    • Formas de organização do trabalho: Fordismo, Taylorismo,toyotismo
    • Sindicalismo e a organização dos trabalhadores
  3. As transformações no mundo do trabalho
    • Globalização e a reestruturação produtiva
    • As organizações não governamentais, as cooperativas, as associações, organização e autonomia dos trabalhadores/as.
    • A economia solidária
  4. Trabalho e cotidiano
    • Mercado de trabalho e profissionalização
    • Potencialidades produtivas locais

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.
  • O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi.

Recursos Didáticos

  • Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, datashow,

Avaliação