Sociologia do Trabalho
- Curso: Técnico Subsequente em Redes de Computadores
- Disciplina: Sociologia do Trabalho
- Carga-Horária: 30h (40h/a)
EMENTA
Sociologia como ciência. As relações indivíduo-sociedade. Trabalho. Trabalho na sociedade capitalista. A divisão social do trabalho. Sindicalismo. As transformações no mundo do trabalho. Globalização. Reestruturação produtiva. Profissionalização. Trabalho no terceiro setor. Organizações. Economia solidária. Desigualdades sociais. Mobilidade social. Trabalho e cotidiano.
PROGRAMA
Objetivos
- Compreender a Sociologia como ciência voltada para a análise e reflexão das relações sociais, propiciando uma visão crítica da realidade em que vive.
- Compreender de que forma o trabalho organiza a sociedade e define suas características básicas;
- Analisar e identificar as tendências e exigências do mundo do trabalho atual e as alternativas que vem sendo construídas;
- Identificar e compreender os diferentes modos de organização do trabalho e de perceber sua importância nas demais estruturas sociais.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)
-
Sociologia: ciência da sociedade
- O contexto do surgimento da Sociologia
- Introdução ao pensamento clássico da Sociologia
- Relações indivíduo-sociedade
-
A organização do trabalho
- Conceito de trabalho
- Os modos de produção
- Trabalho na sociedade capitalista
- Trabalho e desigualdades sociais
- A divisão social do trabalho,
- Formas de organização do trabalho: Fordismo, Taylorismo,toyotismo
- Sindicalismo e a organização dos trabalhadores
-
As transformações no mundo do trabalho
- Globalização e a reestruturação produtiva
- As organizações não governamentais, as cooperativas, as associações, organização e autonomia dos trabalhadores/as.
- A economia solidária
-
Trabalho e cotidiano
- Mercado de trabalho e profissionalização
- Potencialidades produtivas locais
Procedimentos Metodológicos
- Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.
- O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi.
Recursos Didáticos
- Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, datashow,