Língua Portuguesa

ANEXO I – PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO FUNDAMENTAL

  • Curso: Técnico Subsequente em Redes de Computadores
  • Disciplina: Língua Portuguesa
  • Carga-Horária: 60h (80 h/a)

EMENTA

Aperfeiçoar as habilidades de leitura e produção de textos, com ênfase no registro da norma culta da língua, reconhecer os elementos da cena enunciativa, a intencionalidade discursiva, identificar as diversas sequências textuais, os elementos coesivos e os aspectos da coerência. Identificar os diversos gêneros de acordo com as situações discursivas. Produzir textos escritos considerando as articulações coerentes dos elementos linguísticos e adequação das situações comunicativas.

PROGRAMA

Objetivos

  • Quanto à gramática: Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro padrão escrito.
  • Quanto à leitura de textos escritos: recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante; reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) seqüência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado; descrever a progressão discursiva; identificar os elementos coesivos e reconhecer se assinalam a retomada ou o acréscimo de informações; e avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos lingüísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.
  • Quanto à produção de textos escritos: produzir textos (representativos das seqüências descritiva, narrativa e argumentativa e, respectivamente, dos gêneros verbete, relato de atividade acadêmica e artigo de opinião), considerando a articulação coerente dos elementos lingüísticos, dos parágrafos e das demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Tópicos de gramática.
    • Padrões frasais escritos.
    • Convenções ortográficas.
    • Pontuação.
    • Concordância.
    • Regência.
  2. Tópicos de leitura e produção de textos.
    • Competências necessárias à leitura e à produção de textos: competência lingüística, enciclopédica e comunicativa.
    • Tema e intenção comunicativa.
    • Progressão discursiva.
    • Paragrafação: organização e articulação de parágrafos (descritivos, narrativos, argumentativos).
    • Seqüências textuais (descritiva, narrativa, argumentativa e injuntiva): marcadores lingüísticos e elementos macroestruturais básicos.
    • Gêneros textuais (especificamente jornalísticos, técnicos e científicos): elementos composicionais, temáticos, estilísticos e programáticos.
    • Coesão: mecanismos principais.
    • Coerência: tipos de coerência (interna e externa) e requisitos de coerência interna (continuidade, progressão, não-contradição e articulação).

Procedimentos Metodológicos

  • Aula dialogada, leitura dirigida, trabalho em grupo, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação; iniciação à pesquisa: elaboração de um breve projeto de pesquisa.

Recursos Didáticos

  • Aula expositiva, quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV.

Avaliação

  • Contínua por meio de atividades orais e escritas, individuais e em grupo.