# Qualidade Vida e Trabalho * Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet * Disciplina: Qualidade Vida e Trabalho * Carga-Horária: 30h (40h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos: 2 ## EMENTA Possibilitar o estudo e a vivencia da relação do movimento humano com a saúde, favorecendo a conscientização da importância das práticas corporais como elemento indispensável para a aquisição da qualidade de vida. Considerar a nutrição equilibrada, o lazer, a cultura, o trabalho e a afetividade como elementos associados para a conquista de um estilo de vida saudável. ## PROGRAMA ### Objetivos GERAL Valorizar o corpo e a atividade física como meio de sentir-se bem consigo mesmo e com os outros, sendo capaz de relacionar o tempo livre e o lazer com sua vida cotidiana. ESPECÍFICOS Relacionar as capacidades físicas básicas, o conhecimento da estrutura e do funcionamento do corpo na atividade física e no controle de movimentos adaptando às suas necessidades e as do mundo do trabalho. Utilizar a expressividade corporal do movimento humano para transmitir sensações, ideias e estados de ânimo. Reconhecer os problemas de posturas inadequadas, dos movimentos repetitivos (LER e DORT), a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho ocasionando a perda da produtividade e a queda na qualidade de vida. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Qualidade de vida e Trabalho 1.1. Conceito de qualidade de vida e saúde. 1.2. Qualidade de vida e saúde no trabalho. 2. Atividade Física e lazer 2.1. A atividade física regular e seus benefícios para a saúde. 2.2. A relação trabalho, atividade física e lazer. 3. Programa de Atividade Física 3.1. Conceito e tipos de Ginástica. 3.2. Esporte participação e de lazer. 3.3. Ginástica laboral ### Procedimentos Metodológicos Aulas dialogadas, aulas expositivas, vivencias corporais, aulas de campo, oficinas pedagógicas, leitura e reflexão sobre textos, palestras, seminários, apreciação crítica de vídeos, músicas e obras de arte, discussão de notícias e reportagens jornalísticas e pesquisa temática. ### Recursos Didáticos Projetor multimídia, textos, DVD, CD, livros, revistas, bolas diversas, cordas, bastões, arcos, colchonete, halteres, sala de ginástica, piscina, quadra, campo, pátio, praças. ### Avaliação A frequência e a participação dos alunos nas aulas; o envolvimento em atividades individuais e/ou em grupo; a elaboração de relatórios e produção textual; a apresentação de seminários; avaliação escrita; a auto avaliação da participação nas atividades desenvolvidas. ### Bibliografia Básica 1. GOMES, C. L. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 2. KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 3. MONTEIRO, A. L.; BERTAGNI, R. F. S. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais: conceito, processos de conhecimento e de execução e suas questões polêmicas. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.