# Processo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet * Disciplina: Processo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos: 4 ## EMENTA Fases de um Processo de Desenvolvimento de Software; Análise de Requisitos; Projeto; Construção; Teste; Manutenção; Atividades de Apoio; Gerência de Projetos. ## PROGRAMA ### Objetivos • Compreender e aplicar algumas das técnicas e práticas de desenvolvimento de software mais utilizadas. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Fases de um Processo de Desenvolvimento de Software 2. Análise de Requisitos 3. Projeto 4. Construção 5. Teste 6. Manutenção 7. Atividades de Apoio 8. Gerência de Projetos 9. Gerência de Requisitos 10. Revisões Técnicas 11. Garantia de Qualidade de Software 12. Gerência de Configuração 13. Gerência de Reuso 14. Gerência de Riscos 15. Gerência de Competências 16. Métodos x Notação x Ferramentas ### Procedimentos Metodológicos • Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos. • Palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas. ### Recursos Didáticos • Quadro branco, computador, projetor multimídia, retroprojetor. ### Avaliação Avaliações escritas e práticas. ### Bibliografia Básica 1. FREEMAN, E.; et al. Use a cabeça!: Padrões de projetos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 2. KOSCIANSKI, A.; SOARES, M. S. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007. 3. COHN, M. Desenvolvimento de software com Scrum: aplicando métodos ágeis com sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2011. ### Bibliografia Complementar 1. PICHLER R. Gestão de produtos com Scrum: implementando métodos ágeis na criação e desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. 2. BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 3. GAMMA, E. et al. Padrões de Projeto: Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Makron Books, 2000 4. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. Addison Wesley, 2003. 5. FOWLER, M. UML essencial: um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de objetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. Software(s) de Apoio: