# Língua Portuguesa ANEXO I – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO FUNDAMENTAL * Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet * Disciplina: Língua Portuguesa * Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4 ## EMENTA Tópicos de gramática, leitura e produção de textos. ## PROGRAMA ### Objetivos • Quanto à gramática: o Aperfeiçoar o conhecimento o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro padrão escrito; • Quanto à leitura de textos escritos: o Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante; o Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual (is) presente(s) e o gênero textual configurado; o Descrever a progressão discursiva; o Identificar os elementos coesivos e reconhecer se assinalam a retomada ou o acréscimo de informações; e o Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa. • Quanto à produção de textos escritos: o Produzir textos (representativos das sequências descritiva, narrativa e argumentativa e, respectivamente, dos gêneros verbete, relato de atividade acadêmica e artigo de opinião), considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e das demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Tópicos de gramática 1.1. Padrões frasais escritos 1.2. Convenções ortográficas 1.3. Pontuação 1.4. Concordância 1.5. Regência 2. Tópicos de leitura e produção de texto 2.1. Competências necessárias à leitura e à produção de textos: competência linguística, enciclopédica e comunicativa. 2.2. Tema e intenção comunicativa 2.3. Progressão discursiva 2.4. Paragrafação: organização e articulação de parágrafos (descritivos, narrativos, argumentativos); 2.5. Sequências textuais (descritiva, narrativa, argumentativa e injuntiva): marcadores linguísticos e elementos macroestruturais básicos. 2.6. Gêneros textuais (especificamente jornalísticos, técnicos e científicos): elementos composicionais, temáticos, estilísticos e programáticos 2.7. Coesão: mecanismos principais 2.8. Coerência: tipos de coerência (interna e externa) e requisitos de coerência interna (continuidade, progressão, não- contradição e articulação). ### Procedimentos Metodológicos Aula dialogada, leitura dirigida, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação. ### Recursos Didáticos • Projetor multimídia; • DVDs; • Televisor; • Quadro branco ### Avaliação