# Sociologia do Trabalho * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Sociologia do Trabalho * Carga-Horária: 30h (40h/a) ## EMENTA Trabalho. Trabalho na sociedade capitalista. A divisão social do trabalho. Sindicalismo. As transformações no mundo do trabalho. Globalização. Reestruturação produtiva. Profissionalização. Trabalho no terceiro setor. Organizações. Economia solidária. Desigualdades sociais. Mobilidade social. Trabalho e cotidiano. ## PROGRAMA ### Objetivos * Compreender de que forma o trabalho organiza a sociedade e define suas características básicas; * Analisar e identificar as tendências e exigências do mundo do trabalho atual e as alternativas que vem sendo construídas; * Identificar e compreender os diferentes modos de organização do trabalho e de perceber sua importância nas demais estruturas sociais. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. A organização do trabalho 1.1 Conceito de trabalho 1.2 Os modos de produção 1.3 Trabalho na sociedade capitalista 1.4 Alienação e realização humana, 1.6 A divisão social do trabalho, 1.6 Formas de organização do trabalho: Fordismo, Taylorismo,toyotismo 1.7 Sindicalismo. 2. As transformações no mundo do trabalho 2.1 Globalização e a reestruturação produtiva 2.2 Trabalho e profissionalização 2.3 Trabalho e lazer 2.4 O trabalho no terceiro Setor 2.5 As organizações não governamentais, as cooperativas, as associações, organização e autonomia dos trabalhadores/as. 2.6 A economia solidária 3. Trabalho e desigualdades sociais 3.1 Desigualdade sociais: : gênero, etnia e geração, etc.. 3.2 Mobilidade social 4. Trabalho e cotidiano 4.1 Mercado de trabalho e profissionalização 4.2 Potencialidades produtivas locais ### Procedimentos Metodológicos * Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais; aulas de campo. * O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi. ### Recursos Didáticos * Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, datashow, ### Avaliação O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva, como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações