# Sociologia (2º ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Sociologia (2º ano) * Carga-Horária: 30h (40h/a) ## EMENTA Cultura, diversidade e ideologia. Indústria cultural e alienação. Consumo. Cultura brasileira. Manifestações culturais e cultura regional e local. ## PROGRAMA ### Objetivos * Compreender o conceito de cultura, suas características ideológicas e os valores culturais. * Construir uma visão crítica a respeito da indústria cultural, do papel e poder dos meios de comunicação. * Analisar as estratégias do atual sistema econômico que estimulam atitudes de consumo e sua relação com o meio ambiente. * Relacionar as manifestações culturais com seu grupo de origem. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Cultura, diversidade e ideologia 1.1 Conceito de cultura 1.2 Ideologia: origens e perspectivas 1.3 Identidade 1.4 Diversidade cultural 1.5 Etnocentrismo e relativismo 2 Cultura, indústria cultural e alienação. 2.1 Cultura erudita, cultura popular e cultura de massa. 2.2 Juventude e movimentos culturais 2.3 Indústria cultural, alienação e mídia. 3. Consumo e meio ambiente 3.1 Relações entre consumo e meio ambiente 3.2 Consumo consciente e cidadania 3.3 Ecossocialismo 4 Cultura brasileira e cotidiano 4.2 Manifestações culturais brasileiras: indígena e afro-brasileira 4.3 Cultura Regional 4.4 Manifestações culturais locais ### Procedimentos Metodológicos * Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo. * O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi. ### Recursos Didáticos * Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, Datashow. ### Avaliação O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva, como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados; confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas. ### Bibliografia Básica