# Programação Estruturada e Orientada a Objetos * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos * Carga-Horária: 120h (160h/a) ## EMENTA Implementar algoritmos. Desenvolver programas utilizando os paradigmas de programação estrutura e orientada a objetos. ## PROGRAMA ### Objetivos * Implementar algoritmos; * Utilizar vetores, matrizes e registros em programas computacionais; * Desenvolver bibliotecas de funções; * Implementar aplicações em ambiente gráfico; * Aplicar os conceitos básicos de orientação a objetos; * Conhecer as coleções de objetos; * Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos; * Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente; ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Implementação de algoritmos 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Tipos básicos de dados 1.3. Memória, constantes e variáveis. 1.4. Operadores aritméticos, lógicos e relacionais. 1.5. Comandos básicos de atribuição, de entrada e saída de dados. 1.6. Funções primitivas 1.7. Estruturas condicionais 1.8. Estruturas de repetição 2. Tipos estruturados de dados 2.1. Strings 2.2. Vetores e matrizes 2.3. Arquivos texto 3. Modularidade 3.1. Métodos estáticos (funções) 3.2. Passagem de parâmetros (por valor e referência) 3.3. Bibliotecas de vínculo estático 4. Introdução à orientação a objetos 4.1. Objetos, classes, referências, diagramas de classes. 4.2. Estado, comportamento, identidade, abstração e encapsulamento. 4.3. Atributos, métodos e construtores. 4.4. Herança e polimorfismo 4.5. Interfaces 5. Tratamento de exceções 6. Pacotes e espaços de nomes 7. Coleções de objetos 7.1. Listas, conjuntos e mapas. 7.2. Tipos genéricos 8. Serialização e persistência de objetos 8.1. Serialização de objetos 8.2. Arquivos e fluxos 9. Interface gráfica com o usuário ### Procedimentos Metodológicos