# Matemática I * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Matemática I * Carga-Horária: 120 h (160 h/a) ## EMENTA Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Sistemas de equações. Expressões algébricas; fatoração e produtos notáveis. Razões e proporções. Trigonometria no triângulo retângulo. Funções afim, quadrática, modular, exponencial e logarítmica. ## PROGRAMA ### Objetivos * Identificar diferentes representações e significados de números e operações no contexto social. * Identificar, transformar e traduzir valores apresentados sob diferentes formas de representação. * Elaborar estratégias de resolução de problemas envolvendo razões trigonométricas em casos redutíveis ao estudo do triângulo retângulo. * Aplicar o conceito de função na modelagem de problemas e em situações cotidianas utilizando a linguagem algébrica, gráficos, tabelas e outras maneiras de estabelecer relações entre grandezas. * Descrever através de funções o comportamento de fenômenos nas outras áreas do conhecimento como a Física, a Química, a Biologia e a Economia. * Aplicar o estudo dos pontos críticos de uma função quadrática na modelagem de situações-problema. * Utilizar diferentes estratégias de resoluções de problemas envolvendo conceitos básicos da matemática. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Aritmética e Álgebra: Revisão e aprofundamento de tópicos fundamentais do ensino fundamental com ênfase no estudo: dos números inteiros, racionais, irracionais e reais; propriedades do módulo de um número real; das equações de primeiro e segundo graus; dos sistemas lineares com duas incógnitas; dos produtos notáveis e fatoração; da proporcionalidade, da regra de três. 2. Geometria plana e introdução à Trigonometria: Estudo das propriedades das formas geométricas básicas e das unidades de medidas de comprimento e área. Estudo da semelhança de triângulos, do teorema de Pitágoras e das razões trigonométricas no triângulo retângulo com ênfase na conceituação e nas aplicações em situações envolvendo seno, cosseno ou tangente. 3. Conjuntos: Conceituação e operações com conjuntos com ênfase na resolução de problemas e nas operações com intervalos. 4. Introdução ao estudo das Funções: Conceituação de função (incluindo as definidas por mais de uma sentença matemática) através de conjuntos e de situações cotidianas com ênfase ao estudo das funções via suas representações gráfica, algébrica e por meio de tabelas. Classificações das funções, função composta e função inversa. 5. Função polinomial do 1º e do 2º grau: Conceituação de função afim e quadrática através de situações cotidianas com ênfase ao estudo das representações gráfica e algébrica; das raízes e dos pontos críticos (máximos e mínimos). Inequações de 1º e 2º graus, 6. Função modular: conceituação, equação modular, representação gráfica, aplicações. 7. Função exponencial: Conceituação de função exponencial através das representações gráfica e algébrica e da resolução de problemas. 8. Função logarítmica: Conceituação de função logarítmica através dos logaritmos e suas propriedades básicas. Ainda, estudo das representações gráfica e algébrica e aplicações dos logaritmos em outras áreas do conhecimento. ### Procedimentos Metodológicos Aulas dialogadas nas quais se deve priorizar a utilização de diferentes instrumentos (gráficos, tabelas, textos, figuras...) para discussões de situações cotidianas onde a aritmética, a álgebra básica ou geometria sejam ferramentas essenciais no processo educativo. Priorizar situações cotidianas que possam ser problematizadas e geradoras de discussão envolvendo determinação de distâncias inacessíveis, a modelagem de fenômenos através