# Língua Portuguesa e Literatura (3º ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura (3º ano) * Carga-Horária: 90h (120 h/a) ## EMENTA Textualidade e discurso; cena enunciativa, intencionalidade discursiva; sequências textuais; coesão e coerência. Gêneros textuais; variação linguística; aspectos descritivos e normativos de Língua Portuguesa; estudos literários. ## PROGRAMA ### Objetivos * Quanto à gramática: * Aperfeiçoar o conhecimento (teórico e prático) sobre as convenções relacionadas ao registro (ou norma) padrão escrito (a). * Quanto à leitura de textos: * Recuperar o tema e a intenção comunicativa dominante; * Reconhecer, a partir de traços caracterizadores manifestos, a(s) sequência(s) textual(is) presente(s) e o gênero textual configurado; * Descrever a progressão discursiva; * Apropriar-se dos elementos coesivos e de suas diversas configurações; * Avaliar o texto, considerando a articulação coerente dos elementos linguísticos, dos parágrafos e demais partes do texto; a pertinência das informações e dos juízos de valor; e a eficácia comunicativa. * Quanto à produção de textos escritos: * Ler e produzir textos diversos, enfocando as sequências representativas dos gêneros estudados. * Quanto ao estudo de literatura: * Estudo dos gêneros literários, correlacionando-os à cultura e à história. Considerar os aspectos temáticos, composicionais e estilísticos. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Conhecimentos linguísticos (variação linguística, descrição e norma da língua padrão, aspectos descritivos e normativos da língua padrão) 1.1 Reflexão sobre os processos de categorização: 1.1.1 Relações de coordenação; 1.1.2 Relações de subordinação; 1.1.2.1 Orações subordinadas substantivas; 1.1.2.2 Orações subordinadas adjetivas; 1.1.2.3 Orações subordinadas adverbiais; 1.3 Relações sintáticas e o uso da vírgula; 1.4 Relações sintáticas e a percepção dos diferentes sentidos do texto. 2. Sequência argumentativa 2.1 Macroestrutura e gêneros textuais representativos da sequência argumentativa. 3. Estudo de gêneros literários: o poema 3.1 O gênero poema 3.2 As formas poéticas: ode, hino, elegia, canção, balada, madrigal, acróstico, trova; 3.3 Discurso literário e história 3.4 Teoria do texto poético: aspectos composicionais e estilísticos. 4. Estudo de gêneros literários de fronteira: o sermão 4.1 Discurso literário e história: noções de “textos de fronteira” 4.2 Sermões de Pe. Antônio Vieira; 4.2.1 Leitura 4.2.2 Histórico 4.2.3 Teoria sobre sermão; 4.3 Estudo sobre os sermões. 5. Estudo de gêneros literários: o romance 5.1 Discurso literário e história; 5.2 O romance; 5.3 Tipos de romance: 5.3.1 Romance romântico burguês; 5.3.2 Romance histórico; 5.3.3 Romance realista; 5.3.4 Romance moderno. 5.3.5 Leituras; 5.3.6 História; 5.4 Aspectos temáticos, composicionais e estilísticos do romance; 5.5 O estudo da novela de cavalaria e o romance de entretenimento. 6. Estudo de gêneros literários: a comédia Discurso literário e história 6.1 O riso na formação dos gêneros literários; 6.2 Comédia como gênero literário; 6.3 Leitura: comédia antiga, comédia nova, comédia moderna; 6.4 Origens da comédia; 6.5 Estrutura de composição da comédia. 7. Estudos da Literatura afro-brasileira e africana: discursos e territórios 7.1 O discurso literário e interfaces com a História; 7.2 Leitura: autores afro-brasileiros e africanos; 7.3 Interdiscursos, intertextos. 8. Leitura Gêneros sugeridos: poema, editorial, carta aberta, carta argumentativa, carta ao leitor, carta do leitor, peça teatral, romance. 9. Produção textual - Produção de textos escritos em que predomine a sequência argumentativa; - Gêneros textuais orais: o debate. ### Procedimentos Metodológicos * Aula expositiva dialogada, leituras dirigidas, atividades individuais e/ou em grupo, seminários, debates, discussão e exercícios com o auxílio das diversas tecnologias da comunicação e da informação. Projetos. * Utilização de: textos teóricos impressos produzidos e/ou adaptados pela equipe; exercícios impressos produzidos pela equipe; veículos de comunicação da mídia impressa, tais como jornais e revistas; obras representativas da literatura brasileira, africana e estrangeira; e textos produzidos pelos alunos; ### Recursos Didáticos Quadro branco, projetor multimídia, aparelho vídeo/áudio/TV. ### Avaliação A avaliação será contínua e processual por meio de atividades orais e escritas, como a produção de textos individuais e/ou em grupo, seminários e apresentações orais em sala, provas escritas, diário de leitura, projeto de pesquisa e pôster acadêmico (iniciação científica). ### Bibliografia Básica QUANTO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS/ ESTUDO DA LÍNGUA PADRÃO 1. AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, Instituto Houaiss, 2008. 2. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. ampl. e atualizada pelo Novo Acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. 3. CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002. [Col. Aprender e ensinar com textos, Coord. Geral Lígia Chiappini, v. 3]. 4. COSTA, Sérgio Roberto da. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 5. DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. de S. (Orgs.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 6. DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. 7. DIONÍSIO, A.; HOFFNAGEL, J.C. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Codes,